Reportagens sobre Desenvolvimento de Carreira

Notícias para Empreendedores

Notícias sobre Mídia e Marketing

20 de jan. de 2009

A Nova Era



Hoje se inicia uma nova era, às 16hrs (Horário de Washington), tomará posse o novo Presidente Norte Americano, Barack Hussein Obama.

A nova era já começa desde sua candidatura, todas as expectativas estavam em cima de um presidente negro, em um país que foi marcado com grandes divisões por causa do racismo, com suspeitas de atentados de um grupo de seguidores da ideologia da Raça Ariana.

É um grande motivo para todos se orgulharem, imaginem só, um país onde a pouco tempo atrás quem não era negro não podia freqüentar os mesmos locais não podia comer a mesma comida de quem era branco, e agora, algum tempo depois, o grande líder do país é um negro.

Como diria a minha avó “Aqui se faz, aqui se paga”.

A expectativa é gigantesca, todos esperam que o novo líder mundial, tenha idéias e atitudes completamente distintas do líder anterior, que até uma sapatada quase levou. Que esse novo líder acabe com as guerras, resolva a crise mundial, consiga fazer o mundo, e principalmente a America, voltar a ser aquela terra cobiçada por todos que querem “O Sonho Americano”.

Ter como líder uma pessoal que veio do povo, que é do povo, que o povo conhece, gera realmente grandes expectativas, mais será que essas expectativas serão todas supridas? Será que não estamos nos precipitando apostando todas as fichas? Será que ele não é um lobo na pele de cordeiro? Só o tempo dirá!

É engraçado nas coisas que vemos pela internet, você faz uma rápida pesquisa no Google com o nome do Barack Obama, é encontrado diversas coisas interessantes. Desde novos aviões e limusines luxuosas a prova de qualquer tipo de ataque, até alguns blogs que dizem que o Barack Obama é o Anti-Cristo, definitivamente não é um presidente comum, nunca ninguém soube tão bem da vida de um presidente, como todos, realmente todos sabem (ou pelo menos sabemos o que eles querem que nos saibamos), da vida de um presidente.

Bom...

Mais uma vez citando minha velha avó ”O Tempo é o Senhor da Razão”

Espero que o novo líder mundial, o homem mais importante do mundo, ajude a mudar o mundo, ajude a conscientizar a todos, e realmente ajude o mundo para que entre em uma “Nova Era”.



18 de jan. de 2009

Os Virgens do Marketing



Se você tivesse algum tipo de máquina do tempo (alguém tem uma aí?) e pudesse testar o real valor de seus produtos em uma época livre de propagandas, qual seria o resultado? Leve em consideração que você teria “respostas puras”, livre de influências. Não que eu ache essa a melhor idéia do mundo. Se eu tivesse uma máquina do tempo eu.. ia patentear e vender antes que os chineses fizessem uma cópia barata.
É isso que o Burger King fez. Eles viajaram para lugares onde pessoas supostamente nunca foram alvo de qualquer tipo de propaganda moderna. Na verdade nunca haviam visto um hambúrguer em suas vidas.
É claro que se trata de um "documercial". No final eles descobrem que a escolha pura e natural seria pelo Whopper e não pelo Big Mac.
Foi uma bela sacada. Muito bem produzido e realmente envolvente. É emocional.É americana!
Me fez lembrar da colonização do Brasil e da primeira missa.
No primeiro minuto eu estava horrorizado pensamento "que haviam ido longe demais". Mas no final eu entendi. É o reflexo da cultura de marketing que nós mesmos criamos. Não é bom, não é ruim. Apenas é.
Quais são os seus pensamentos sobre isto? Assista ao vídeo e deixe seu comentário.

13 de jan. de 2009

NOVA ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA


Desde o 1 dia de 2009, já foi adotado no Brasil a nova grafia da Língua Portuguesa, de todos os paises que integram a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), O Brasil foi oficialmente primeiro.

O desespero de todos que vão prestar algum tipo de prova, e se as novas regras, já estão sendo consideradas ou não.

Por isso o MEC (Ministério da Educação), estipulou que o preriodo de transição para a nova ortografia será entre 2010 e 2012, onde a nova regra passará a ser obrigatória nos livros didáticos para todas as séries.

NOVAS REGRAS

O acordo incorpora tanto características da ortografia utilizada por Portugal quanto a brasileira. O trema, que já foi suprimido na escrita dos portugueses, desaparece de vez também no Brasil. Palavras como "lingüiça" e "tranqüilo" passarão a ser grafadas sem o sinal gráfico sobre a letra "u". A exceção são nomes estrangeiros e seus derivados, como "Müller" e "Hübner".

Seguindo o exemplo de Portugal, paroxítonas com ditongos abertos "ei" e "oi" --como "idéia", "heróico" e "assembléia"-- deixam de levar o acento agudo. O mesmo ocorre com o "i" e o "u" precedidos de ditongos abertos, como em "feiúra". Também deixa de existir o acento circunflexo em paroxítonas com duplos "e" ou "o", em formas verbais como "vôo", "dêem" e "vêem".

Os portugueses não tiveram mudanças na forma como acentuam as palavras, mas na forma escrevem algumas delas. As chamadas consoantes mudas, que não são pronunciadas na fala, serão abolidas da escrita. É o exemplo de palavras como "objecto" e "adopção", nas quais as letras "c" e "p" não são pronunciadas.

Com o acordo, o alfabeto passa a ter 26 letras, com a inclusão de "k", "y" e "w". A utilização dessas letras permanece restrita a palavras de origem estrangeira e seus derivados, como "kafka" e "kafkiano". Dupla grafia

A unificação na ortografia não será total. Como privilegiou mais critérios fonéticos (pronúncia) em lugar de etimológicos (origem), para algumas palavras será permitida a dupla grafia.

Isso ocorre em algumas palavras proparoxítonas e, predominantemente, em paroxítonas cuja entonação entre brasileiros e portugueses é diferente, com inflexão mais aberta ou fechada. Enquanto no Brasil as palavras são acentuadas com o acento circunflexo, em Portugal utiliza-se o acento agudo. Ambas as grafias serão aceitas, como em "fenômeno" ou "fenómeno", "tênis" e "ténis".

A regra valerá ainda para algumas oxítonas. Palavras como "caratê" e "crochê" também poderão ser escritas "caraté" e "croché".

HÍFEN

As regras de utilização do hífen também ganharam nova sistematização. O objetivo das mudanças é simplificar a utilização do sinal gráfico, cujas regras estão entre as mais complexas da norma ortográfica.

O sinal será abolido em palavras compostas em que o prefixo termina em vogal e o segundo elemento também começa com outra vogal, como em aeroespacial (aero + espacial) e extraescolar (extra + escolar).

Já quando o primeiro elemento finalizar com uma vogal igual à do segundo elemento, o hífen deverá ser utilizado, como nas palavras "micro-ondas" e "anti-inflamatório".

Essa regra acaba modificando a grafia dessas palavras no Brasil, onde essas palavras eram escritas unidas, pois a regra de utilização do hífen era determinada pelo prefixo.

A partir da reforma, nos casos em que a primeira palavra terminar em vogal e a segunda começar por "r" ou "s", essas letras deverão ser duplicadas, como na conjunção "anti" + "semita": "antissemita".

A exceção é quando o primeiro elemento terminar em "r" e o segundo elemento começar com a mesma letra. Nesse caso, a palavra deverá ser grafada com hífen, como em "hiper-requintado" e "inter-racial".

Para auxiliar quem está meio perdido com essa reforma alguns sites disponibilizam gratuitamente download de guias da nova ortografia, como é o caso do IG, que disponibilizou um excelente "Guia Prático da Nova Ortografia", da Michaelis.

Também podemos recorrer Academia Brasileira de Letras (ABL), que criou um serviço on-line, onde é possível tirar dúvidas sobre a língua portuguesa. O serviço se chama: ABL Responde, e está disponível no site www.academia.org.br, que é coordenado pelo gramático Evanildo Bechara, o sistema é de fácil utilização, basta colocar o seu nome, um e-mail válido e sua duvida, e depois é só aguardar a luz para os problemas gramaticais.


Grande abraço a todos e boa sorte..

2 de jan. de 2009

Você + 99!

Gostaria de dividir com os membros dos grupos Executivos Brasil uma ótima notícia.
Chegamos a 100 membros! Somados os membros das comunidades regionais hoje reunimos uma centena de executivos de diversas áreas. Isso em pouco mais de 30 dias.
Fico contente com a participação de vários de vocês que tem colaborado com a divulgação de nossos grupos.
Em breve poderemos promover as primeiras atividades interativas dos grupos. Manterei todos informados a respeito.
Gostaria também de convidar interessados em serem mais ativos em networking a se tornarem colaboradores do nosso blog nacional (esse aqui mesmo!!!)
O papel do colaborador é publicar posts e divulgar para seus amigos, colegas e contatos, com alguma freqüência, de ao menos uma vez por mês.
Se tiver interesse, mande um email para mim – cgvnovo@hotmail.com - com o titulo “quero ser um colaborador”, link para seu perfil no Linked In e o e-mail que gostaria de usar no Blog.
Destaco aqui que este convite é para todos os Executivos de todas as áreas – tecnologia, direito, finanças, recursos humanos, marketing, etc.
Fica aqui um abraço e o agradecimento pela força que todos tem oferecido aos grupos.

Um feliz ano novo!

Gustavo Vannucchi
Coordenador Executivos Brasil.