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12 de mar. de 2009




Quem aqui nunca ao menos visitou os sites Orkut, MySpace ou Facebook? Isso sem contar o uso freqüente que fazemos do Linked In. Somos centenas de milhões de usuários de serviços de networking e temos a necessidade de nos comunicar muito alem da evolução trazida pela telefone celular (melhor não comentar que eu tive um “bip” - teletrim...).

Na campanha presidencial americana, Obama teve como principal meio de comunicação direta com o eleitor o Youtube e o Twitter.

Hoje estive lendo sobre o Twitter. Já havia ouvido falar outras vezes mas poucos colegas e amigos conhecem. Teve um caso de um rapaz que havia sido seqüestrado ou algo assim, e com seu celular mandou um Twitter para seus amigos dizendo o que tinha acontecido e onde poderia estar. Em pouco tempo a policia o encontraria.

Para quem não conhece (incluindo eu), o Twitter é uma ferramenta online que permite a difusão de mensagens de texto curtas e que pode ser acessado por qualquer aparelho conectado a internet, seja seu desktop, laptop, netbook, iPod ou SmartPhone. Para ser menos exato.... É uma mistura de Blog com Instant Messenger e Text messaging. Na verdade parece complicado, mas a idéia é simples, por isso funciona.

Experimente você mesmo. Clique no link na coluna da direita Siga esse Twitter!

Segundo a revista Forbes dessa semana, em artigo sobre liderança e uso de social-networking, a grande maioria dos executivos despreza o uso das novidades como ferramentas de comunicação corporativa com medo de potenciais riscos a segurança e privacidade de seus servidores.

Por outro lado, minha cabeça de “marketeiro” diz: equipes podem ser mais produtivas e clientes mais interessados em produtos e serviços se encontrassem uma ligação mais efetiva com suas marcas preferidas. Em tempos de economia... que dispensa comentários, estruturas de relacionamento como essas oferecem baixo custo e rapidez. Grandes empresas (talvez ouvindo grandes agências de propaganda) acabam por transformar esse tipo de oportunidade em campanhas caras e, consequentemente, passageiras.

Uma coisa a ser considerada é que a abertura de comunicação permitida pela internet pode significar para as empresas falta de controle. Por outro lado controlar sem experimentar significa ficar para trás.

Pessoas, profissionais e empresas já passaram pela invasão dos computadores, dos celulares e dos e-mails. O desafio não é novo, mas renovador.

PS: estou fazendo testes com o Twitter aqui no Blog. Para conhecer o Twitter e participar da experiência clique no link Siga esse Twitter.

2 comentários:

  1. Olá Gustavo,

    Confesso que até abri uma conta no twitter, mas ainda não consegui tornar isso um hábito. Creio que não consegui fazer o link com meu dia-a-dia. Como você tem lidado com isso?
    Marcelo Mafra

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  2. Gustavo, achei muito interessante suas considerações sobre o Twitter. O problema dos brasileiros é que nunca somos " aerly addopter" dessas midias! Eu sou fanatico por elas, confesso! Meu Twitter está crescendo devagar e sempre, falando unicamente sobre fiscalização, também ligaod ao meu Blog "No pais da fiscalização". Com o intuito que criei, acho que está atingindo o objetivo pois, com a mesma velocidade que se fala sobre uma arbitrariedade de uma autoridade fiscal, alguém já sinaliza ou uma experiência anterior ou uma dúvida sobre casos parecidos! Parabéns pelo conteúdo! Se vc permitir, esse é o endereço do meu Twitter: twitter.com/fiscalizacao.

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