
Para quem está começando na carreira executiva, definir o que é estratégia parece algo simples, estático e fácil de definir. Dependendo da indústria, do setor e do segmento de negócio, realmente é simples e muitas das vezes, nem há estratégia. Planejamento estratégico é piada, afinal, o que é um monte de letrinhas em um papel? Mas independente do ramo de atividade e do cargo que você exerce, fatalmente saberá que qualquer empresa precisa "mudar", sempre. E manter-se antenado, na medida do possível. Como dizem, tudo é relativo, mas em condições normais, o planejado pode ser atingido. Essa semana sairam duas notícias que simplesmente necessitam de velocidade na decisão a ser tomada e muitas vezes, já foi traçada em opções estratégicas. Poderíamos dizer que essa é uma das pontas que traz dinâmica no processo, pois nada é definitivo e quanto maior é a empresa, mais fácil ela é afetada por outros fatores. Resumindo, estratégia pode ser complexa.




E para quem é jornalista. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira, 17, que jornalista não precisa ter diploma para exercer a profissão. Por 8 votos a 1, o STF derrubou a exigência do diploma de jornalismo. Essa obrigatoriedade tinha sido imposta por um decreto-lei de 1969, época em que o País era governado pela ditadura militar. Vai ver a culpa é da internet, que possibilitou que cada um virasse "jornalista" e do celular, pois todo mundo virou fotógrafo e cinegrafista. No meu ponto de vista, decisão bem política, pois jornalistas profissionais sem diploma já existem a muito tempo, assim como existem administradores que nunca cursaram administração, publicitários que nunca estudaram comunicação e por aí vai.
Percebem, você pode até definir uma estratégia em 1 minuto, que caminho seguir, decidir o 'como', a decisão será tomada, mas ela não é fixa, não é única e não é estática. A estratégia é dinâmica, pois o mercado é dinâmico, ele varia, ele se move, ele é "vivo". E com certeza, afetará o seu bolso e o faturamento da empresa.
Escrito e autorizado por:
Jony Lan
Consultor de Marketing e Estratégia
http://mktmais.blogspot.com/
Prezado Gustavo, o texto é bem pertinente, mas fica menor com tantos problemas de concordância. Dê uma revisada, até porque inicialmente a autoria parece sua. Abraços!!
ResponderExcluirCaros leitores do Blog do EB.
ResponderExcluirGostaria de deixar aqui minha mensagem de apoio a todos os que "postam" mensagens no campo de discussões dos grupos no Linked In e especialmente para aqueles que deixam sua rotina por alguns minutos de lado para escrever textos em colaboração com este humilde blog.
Somos profissionais de marketing, direito, medicina, tecnologia, engenharia e tantas outras áreas. Alguns que, como eu, depois de tantos anos no exterior acabam esquecendo uma coisa aqui outra ali.
Então fica aqui minha observação. Não tenham medo de errar no português. O importante é não errar na ética e no entusiasmo de compartilhar idéias e pensamentos.
Muito bem-vindos aqueles que queriam fazer o papel de revisor de textos. Com prazer usaremos sua colaboração. Basta me escrever um e-mail - execbrasil@gmail.com - e enviaremos as "postagens" com antecedência.
A internet é um meio amplo que recebe a todos. Vale lembrar que a cada dia milhares de linhas são má escritas por jornalistas experientes nos principais (porque não todos)jornais, revistas e sites do mundo todo.
Aliás sua colaboração também é bem vinda. Quer publicar sua idéia no Blog do EB também. Mande um e-mail e explicarei, com prazer, como fazer.
Abraço a todos;
Gustavo Vannucchi