Reportagens sobre Desenvolvimento de Carreira

Notícias para Empreendedores

Notícias sobre Mídia e Marketing

6 de nov. de 2010

Saúde Financeira



por Luceli Mota

Olá meus caros amigos, aqui estou eu novamente e desta vez sugerindo um tema um tanto quanto polêmico, afinal de contas o que não faltam são crenças diversificadas a respeito do dinheiro, não é mesmo?
Alguns possivelmente digam:
- “Falar de dinheiro, mas que tema mais descabido!”
- Outros talvez se sintam desconfortáveis e prefiram nem ler o artigo;
- Outros ainda podem pensar: ”isso não é prioridade em minha vida... ”
- Outros vão se interessar rapidamente, porque aproveitam todas as oportunidades para saber como aumentar seus ativos e colocar seu dinheiro para trabalhar por si...
Enfim, todas as alternativas acima estão corretas!!!
O que é dizer, cada um tem sua própria relação com a questão e não nos cabe aqui julgar.
Meu objetivo, como Coach e Especialista Comportamental, é passar a vocês uma oportunidade de reflexão sobre o tema e compartilhar dicas interessantes e poderosas para operar mudanças em seu comportamento, paradigmas, hábitos e pontos de vista, se assim desejarem! 
A Saúde de sua vida Financeira!
Por que este termo Saúde para a questão financeira?
Porque assim como os outros campos de nossa vida, o dinheiro faz parte das nossas necessidades básicas: de moradia, alimentação, vestimenta, instrução e lazer. Sentimo-nos equilibrados ou desequilibrados dependendo, também, de como está esta relação em nossas vidas.
Para entender esta afirmação, vamos refletir sobre os pilares de nosso bem estar e qualidade de vida:
- Estarmos em equilíbrio nos nossos relacionamentos pessoais, profissionais e conosco próprios.
- Estarmos em equilíbrio na nossa saúde física: Hábitos Alimentares Saudáveis e atividade física, prazerosa e regular.
- Estarmos congruentes com nossa missão de vida e cientes de nossos objetivos – ou seja, saber aonde quer chegar e checar se está no caminho certo para isso.
Para tanto, o dinheiro se faz necessário. Quanto dele? Isso depende das escolhas de vida de cada um e não é o que vamos discutir aqui. A minha proposta é para que pensem em como é sua relação com suas finanças e quão saudável está. Para isso sugiro algumas reflexões básicas:
>> Como é sua relação com o dinheiro?
>> O que lhe foi ensinado a respeito, ou seja, em que você acredita com relação ao dinheiro?
>> Você sabe administrar bem suas finanças?
>> Você sabe fazer seu dinheiro trabalhar por você?
É poderoso tomarmos consciência se nossas “Crenças”, aquilo que nos foi ensinado com relação a um determinado assunto, e que neste caso é a relação com o dinheiro, estão sendo motivadoras ou limitantes na condução de suas vidas.
Na nossa cultura não existia uma educação formal na administração de nossas finanças pessoais e coloco assim no passado, porque acredito que isso esteja começando a se modificar, já ouço falar de algumas escolas e trabalhos assistenciais que começam a introduzir a “Educação Financeira” em suas organizações. Felizmente.
Porém, para a nossa geração e daqueles que estão iniciando hoje sua vida profissional, não houve uma educação formal a respeito de como administrar bem seu dinheiro e fazê-lo trabalhar, também, por você. Você trabalha para fazer o dinheiro e sabe como fazê-lo trabalhar por você a partir de boas e conscientes escolhas de investimentos. Esse é o ideal!
Meu objetivo a partir deste texto é motivá-lo a refletir a respeito do assunto e fazer um balanço de como está este tema em sua vida.
Está em equilíbrio? Você sabe aonde quer chegar e está cuidando de suas finanças para que ela esteja saudável com você nesta jornada?
Caso sim, excelente! Ajude outros a sua volta a fazerem o mesmo.
Caso não, deixo aqui a dica de começarem a pensar sobre as crenças a serem modificadas a respeito disso e buscarem as literaturas básicas que ajudarão neste processo, bem como, treinamentos com profissionais sérios e experientes no assunto e que muito podem colaborar neste seu desenvolvimento.
Prestem Atenção ao assunto, isso é sério!!
Espero ter ajudado e estou à disposição!
Grande Abraço e até breve.
Aguardo seus comentários e dúvidas!
Luceli

link sugerido pela autora: http://www.youtube.com/watch?hl=en&v=kyL2Q-dZOMA&gl=US

Luceli Mota é Coach de Vida e Carreira, Consultora de RH, especializada em Comportamento, Liderança e Inovação. Gestora do Coaching Financeiro do Instituto Ricardo Melo em Campinas. Formada em Letras e Tradução pela PUCC e Pós Graduada em Medicina Comportamental pela Escola Paulista de Medicina.