Reportagens sobre Desenvolvimento de Carreira

Notícias para Empreendedores

Notícias sobre Mídia e Marketing

6 de nov. de 2010

Saúde Financeira



por Luceli Mota

Olá meus caros amigos, aqui estou eu novamente e desta vez sugerindo um tema um tanto quanto polêmico, afinal de contas o que não faltam são crenças diversificadas a respeito do dinheiro, não é mesmo?
Alguns possivelmente digam:
- “Falar de dinheiro, mas que tema mais descabido!”
- Outros talvez se sintam desconfortáveis e prefiram nem ler o artigo;
- Outros ainda podem pensar: ”isso não é prioridade em minha vida... ”
- Outros vão se interessar rapidamente, porque aproveitam todas as oportunidades para saber como aumentar seus ativos e colocar seu dinheiro para trabalhar por si...
Enfim, todas as alternativas acima estão corretas!!!
O que é dizer, cada um tem sua própria relação com a questão e não nos cabe aqui julgar.
Meu objetivo, como Coach e Especialista Comportamental, é passar a vocês uma oportunidade de reflexão sobre o tema e compartilhar dicas interessantes e poderosas para operar mudanças em seu comportamento, paradigmas, hábitos e pontos de vista, se assim desejarem! 
A Saúde de sua vida Financeira!
Por que este termo Saúde para a questão financeira?
Porque assim como os outros campos de nossa vida, o dinheiro faz parte das nossas necessidades básicas: de moradia, alimentação, vestimenta, instrução e lazer. Sentimo-nos equilibrados ou desequilibrados dependendo, também, de como está esta relação em nossas vidas.
Para entender esta afirmação, vamos refletir sobre os pilares de nosso bem estar e qualidade de vida:
- Estarmos em equilíbrio nos nossos relacionamentos pessoais, profissionais e conosco próprios.
- Estarmos em equilíbrio na nossa saúde física: Hábitos Alimentares Saudáveis e atividade física, prazerosa e regular.
- Estarmos congruentes com nossa missão de vida e cientes de nossos objetivos – ou seja, saber aonde quer chegar e checar se está no caminho certo para isso.
Para tanto, o dinheiro se faz necessário. Quanto dele? Isso depende das escolhas de vida de cada um e não é o que vamos discutir aqui. A minha proposta é para que pensem em como é sua relação com suas finanças e quão saudável está. Para isso sugiro algumas reflexões básicas:
>> Como é sua relação com o dinheiro?
>> O que lhe foi ensinado a respeito, ou seja, em que você acredita com relação ao dinheiro?
>> Você sabe administrar bem suas finanças?
>> Você sabe fazer seu dinheiro trabalhar por você?
É poderoso tomarmos consciência se nossas “Crenças”, aquilo que nos foi ensinado com relação a um determinado assunto, e que neste caso é a relação com o dinheiro, estão sendo motivadoras ou limitantes na condução de suas vidas.
Na nossa cultura não existia uma educação formal na administração de nossas finanças pessoais e coloco assim no passado, porque acredito que isso esteja começando a se modificar, já ouço falar de algumas escolas e trabalhos assistenciais que começam a introduzir a “Educação Financeira” em suas organizações. Felizmente.
Porém, para a nossa geração e daqueles que estão iniciando hoje sua vida profissional, não houve uma educação formal a respeito de como administrar bem seu dinheiro e fazê-lo trabalhar, também, por você. Você trabalha para fazer o dinheiro e sabe como fazê-lo trabalhar por você a partir de boas e conscientes escolhas de investimentos. Esse é o ideal!
Meu objetivo a partir deste texto é motivá-lo a refletir a respeito do assunto e fazer um balanço de como está este tema em sua vida.
Está em equilíbrio? Você sabe aonde quer chegar e está cuidando de suas finanças para que ela esteja saudável com você nesta jornada?
Caso sim, excelente! Ajude outros a sua volta a fazerem o mesmo.
Caso não, deixo aqui a dica de começarem a pensar sobre as crenças a serem modificadas a respeito disso e buscarem as literaturas básicas que ajudarão neste processo, bem como, treinamentos com profissionais sérios e experientes no assunto e que muito podem colaborar neste seu desenvolvimento.
Prestem Atenção ao assunto, isso é sério!!
Espero ter ajudado e estou à disposição!
Grande Abraço e até breve.
Aguardo seus comentários e dúvidas!
Luceli

link sugerido pela autora: http://www.youtube.com/watch?hl=en&v=kyL2Q-dZOMA&gl=US

Luceli Mota é Coach de Vida e Carreira, Consultora de RH, especializada em Comportamento, Liderança e Inovação. Gestora do Coaching Financeiro do Instituto Ricardo Melo em Campinas. Formada em Letras e Tradução pela PUCC e Pós Graduada em Medicina Comportamental pela Escola Paulista de Medicina.

4 comentários:

  1. Realmente, este é um texto onde muitos colegas executivos evitam entender nas entrelinhas sua importante intenção, e as consequências na vida cotidiana à médio e longo prazo. Até mesmo porque a palavra “equilíbrio”, o segredo de tudo, não deixa de ser praticada somente na questão financeira. Acredito que quem tem problemas em harmonizar e balancear este caso, há grande possibilidade de também haver um desequilíbrio com questões familiares, pessoais e na excessividade de trabalho.
    Acho que convivemos em um mundo de desequilibrados. Digo isto, porque bebo minhas doses diárias de desproporcionalidade principalmente de tempo.
    Parabéns pelo artigo.
    Abraços,
    Cláudio Menegario

    ResponderExcluir
  2. Muito bem colocado Luceli, parabens pelo artigo.

    Creio que o dinheiro deve ser colocado como consequencia de nosso esforco e trabalho, daquilo que nos da prazer, e nao como o centro de toda nossa atencao. Isso nao quer dizer que devemos despreza-lo, muito pelo contrario, deve estar sempre alinhado com nossos sonhos e metas.

    A discussao de como ganhar dinheiro e a melhor forma de gasta-lo, esta sempre em pauta na vida do mais simples trabalhador ao mais alto executivo, porem creio que nos falta incluir nessa pauta, a melhor forma de dividi-lo com os mais necessidados.

    Grande abraco e sucesso sempre.

    Luis A. Kuhl

    ResponderExcluir
  3. Fico agradecida de saber que existem pessoas SÁDIAS como voce que pode e esta ajudando muito a melhorar este mundo taõ desequibrado PARABÉNS PELO ARTIGO SUCESSO!!! NEUSA NAVES

    ResponderExcluir
  4. Agradeço pela participação e comentários de todos. Esta troca é o que enriquece muito este blog.
    Grande abraço e estou a disposição!
    Luceli

    ResponderExcluir

Suas palavras são bem vindas! Comentários que usem linguajar não adequado serão apagagos e o usuário será bloqueado.