Reportagens sobre Desenvolvimento de Carreira

Notícias para Empreendedores

Notícias sobre Mídia e Marketing

21 de out. de 2010

Meu "Brazil" Brasileiro

Escrito por Marcelo Fernandes.

É quase uma unanimidade, o Brasil é o país do futuro. No entanto, essa frase vem sendo repetida faz 50 anos por governantes de diversas gerações.



Nunca estivemos tão perto e ao mesmo tão longe de nos tornarmos um país de primeiro mundo.

Existem diversos aspectos que precisam ser discutidos para que isso ocorra, mas aqui eu vou focar apenas em um ligado ao marketing. Nossa Imagem está em xeque!!

Isso não é uma campanha, pois não sou candidato. Se fosse, seria mais firme nas afirmações contra a chineização da nossa sociedade, mas isso fica para outro post!

O fato é que abri discussões no Linked In sobre qual é e como melhorar a imagem do Brasil no exterior.

Depois de quase 170 longos comentários, a opinião é geral. Samba, mulher e futebol ainda predominam vastamente e no âmbito dos negócios alguns tem uma opinião melhor formada.

Como resolver este problema? Precisamos mostrar nosso país por nossa visão, trazendo a tona nosso melhor e tudo isso começa pelo turismo. Este atraí divisas e interesse por parte de empresários e pessoas comuns que investem e gastam aqui, uma vez que percebam as oportunidades que existem.

Chega dos programas de TV a cabo sensacionalistas produzidos por extrangeiros, que os sonorizam com música caribenha e mostram invasões da polícia em favelas como se fossem caçadas na África.

É preciso que tomemos o controle sobre a informação e que os empresários percebam que apoiar iniciativas de promoção no exterior, se reverterá em benefícios para seu negócio.

Filmes e produção de material sobre os EUA sempre tem dinheiro e a filosofia de produção transforma guerra e crime em coisas “bonitas” de se ver, sempre mostrando a qualidade que eles desejam transmitir.

Somente 5 milhões de turistas visitam o Brasil por ano. Na Itália por exemplo, são 40 milhões. Esses turistas gastam aqui pouco menos de USD 5 Bilhões, enquanto brasileiros gastam cerca de USD 12 Bilhões no exterior.

E por que será? Certamente um problema de imagem e de falta de promoção correta no exterior, aliada a um misto de arrogância e ignorância que assola boa parcela do povo Brasileiro.

Essa combinação nos leva a crer que somos inferiores e a auto afirmação surge com frases como “somos os mais criativos”, “o melhor país do mundo”, etc. Essas verdades que são pregadas pela sabedoria popular são apenas populares, pois de sabedoria não tem nada. Não somos nem melhores nem piores do que ninguém, apenas temos que resolver muitos problemas.

Estive em 20 países e recentemente gravei 2 programas de TV na África do Sul, país mais pobre que o nosso. No entanto, a qualidade dos serviços, a limpeza das cidades, a qualidade dos aeroportos me fez perceber que o Brasil terá que suar muito a camisa para chegar naquele patamar.

Espero que além da infra estrutura, se invista no inglês para que possamos quebrar a barreira de idioma entre nosso país e o mundo.

Eu criei um projeto para promoção do Brasil no exterior, mas este depende da iniciativa privada para acontecer. Já obtive apoio de algumas secretarias de turismo.

Convido você a divulgar e conhecer este projeto:
Meu "Brazil" Brasileiro

Autor: Marcelo Fernandes - marcelo@madraint.com
Executivo de Marketing e Desenvolvimento de Negócios.
15 anos de experiência internacional nas áreas de telecomunicações, alimentação e TV.

2 comentários:

  1. Gustavo,

    otima abordagem em relacao ao nosso pais. Falta a nossa administracao publica um visao, missao e valores claramente estabelecidos para como levar o pais de um patamar X para um patamar Y.
    Seus exemplos sao classicos. Chega de falar de pais do futuro. Precisamos trazer este longinquo futuro para o presente. A imagem do pais eh mulher (sexo), carnaval (sexo) e futebol (esporte/violencia das organizadas). O que se ve de filmes disponiveis no mercado internacional soh reforca essa imagem. Assino Netflix (USA) e os filmes brasileiros soh mostram miseria e violencia urbana. Ou entao miseria nordestina. Todos, claramente, com recursos publicos (e privados). O foco estha errado. Precisamos urgentemente mudar essa imagem. Vamos priorizar o turismo. Aqui nos estados Unidos nao ha propaganda para turismo no Brasil, mas sim na Costa Rica, Mexico, Ilhas Caribenhas, etc... Outra coisa: infra-estrutura, conforme vc mencionou no exemplo da Africa do sul (talvez muito se de ao fato de recentemente terem sediado a copa 2010). Tambem temos que para com essa coisa de turismo-esmola ou turismo-marrom (visitas a Rocinha, etc...). chega de explorar a miseria, a tragedia...
    Vamos valorizar o que ha de bom.
    Vamos construir paraisos tropicais em cidades chave de nosso litoral, primar pela limpeza, organizacao, e coibir a violencia e exploracao sexual (nao sou puritano, mas nao gosto de ver meu pais como uma terra de prostitutas...).
    Ha otimas coisas a serem desenvolvidas no pais, mas volto as minha palavras iniciais: falta um plano, com visao/missao claramente estabelecidos, etc...

    Abraco,

    Benedito Camargo

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, mas existem outros fatores que obrigam os brasileiro a procurar a europa para realizar seu turismo e consequentemente deixar uma pouco de seu dinheiro lá e este é a segurança como podemos divulgar e promover nosso para o turismo já que não temos segurança de qualidade, onde um turismo não pode andar com sua camera na não e seu celular na orelha ou seu colar no pescoço, quando se viaja para conhecer novos lugares procura-se locais tranquilos e que apresentem os principios basicos de segurança e qualidade no serviços de hospedagem e acredito que o país ainda não esta preparado para se tornar um país que tire ou que eleve drasticamente parte dos turistas europeus. Temos que melhorar nossos serviços e ai depois pensar no turismo. www.gestaoonlinedenegocios.blogspot.com

    ResponderExcluir

Suas palavras são bem vindas! Comentários que usem linguajar não adequado serão apagagos e o usuário será bloqueado.