Reportagens sobre Desenvolvimento de Carreira

Notícias para Empreendedores

Notícias sobre Mídia e Marketing

8 de out. de 2010

Dos 4Ps aos 4Cs do Marketing 2.0

Escrito por Marcelo Fernandes

Todos os profissionais de marketing estão habituados com os famosos 4Ps do Marketing. No entanto, a tecnolgia trouxe uma nova forma de vermos essa teoria onde agora o cliente é o centro nos 4Cs.




Embora essa seja a teoria clássica do Marketing, até seu criador Philip Kotler já começa a imaginar as mudanças de tais conceitos para o marketing digital, ou Marketing 2.0.

O marketing tradicional tem muito de seu conceito baseado na intrusão, ou seja, na comunicação e oferta de uma via. Essa via é a da marca para o cliente. Até então nunca houve a possibilidade de se ouvir o outro lado de forma tão ampla e irrestrita como a tecnologia nos possibilita agora.

Além disso, essa mesma tecnologia nos abre portas para que uma marca possa se comunicar com seus clientes de forma mais próxima. Esta proximidade significa fornecer informações que sejam relevantes e convenientes ao cliente, em seu processo de decisão de compra.

Desenvolver conteúdo para seu site não é somente uma questão de melhorar seu SEO – Search Engine Optimization - mas sim de criar uma relação mais próxima com as demandas de seu mercado alvo.

Autor: Marcelo Fernandes - marcelo@madraint.com
Executivo de Marketing e Desenvolvimento de Negócios.
15 anos de experiência internacional nas áreas de telecomunicações, alimentação e TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas palavras são bem vindas! Comentários que usem linguajar não adequado serão apagagos e o usuário será bloqueado.