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27 de set de 2010

A Política da Casa é....!?!?

Escrito por Gustavo Vannucchi.
Quem nunca invejou aqueles críticos de comida, restaurantes, que vão nos lugares mais badalados, são paparicados e ainda comem de graça?
Por outro lado, quem é que nunca se levantou de uma mesa de restaurante e foi embora minutos após chegar porque não estava sendo bem atendido?
Pois essa é história que faço questão de dividir com você:

Para restaurantes, eu sou o tipo do cliente “Combinação Explosiva”:

1 – Sou profissional de marketing e vendas;
2 – Sou bom cozinheiro amador, casado com ótima cozinheira e padeira, filho de cozinheira profissional;
3 – Sou vegetariano;
4 – Não tenho vergonha de reclamar.

Tudo isso junto faz minha vida de ir a restaurantes um pouco mais difícil.

Estive em uma conhecida casa de lanches em Barão Geraldo (Campinas), cujos pratos custam muito acima da média e isso se justifica por um cardápio de alta qualidade.
A casa aparenta seguir padrões internacionais mas deixa a desejar quando se esquece de incluir opções de Hambúrguer mais saudáveis como os de vegetais ou de peixe.


 Chamei o garçom e perguntei:

- vocês não têm nenhuma opção de hambúrguer vegetariano?
- Ahhh, olha, a gente pode fazer um queijo quente pro senhor! Ou então, eu tiro o hambúrguer e coloco mais alface!
 - (...)


  O solícito senhor infelizmente foi mal preparado. Ninguém entra numa casa de lanches como aquela pra comer queijo quente, ou simplesmente pão com mais alface. Entra pra comer bem e ser bem atendido.

Agradeci, levantei-me e fui embora, mas não sem antes passar pelo caixa e falar com duas senhoras que, aparentemente, são proprietárias, e sugeri:

- minha sugestão é que vocês tenham no freezer alguns desses hambúrgueres de soja. Quando aparecer um cliente como eu, com restrições alimentares, você poderá servir. Custa quase nada e deixa o cliente feliz!

A resposta foi:

- desculpe, mas essa não é a política da casa.

Pra mim ficou claro. A “política da casa” é não dar ouvido aos clientes.

Alguns dias depois...

Dias depois, no caminho pra casa notei que um famoso ponto comercial está em reforma para abrigar uma nova Hamburgueria Big Jack  (www.bigjackhamburgueria.com.br) e corri pra Internet pra ver o cardápio deles. Sem encontrar a alternativa que buscava, cliquei em Contato e mandei uma mensagem, sugerindo com bom humor que para o Jack ser Big, tem que oferecer aos clientes opções de Hambúrguer vegetal, como muitas das grandes casas do ramo no mundo.

Poucos dias depois recebi uma ligação da assessoria de impressa deles pedindo desculpas pelo mal entendido e explicando que apesar de o cardápio não dizer (desatualizado), a casa oferece não só um delicioso Hambúrguer de soja como também um de Salmão. Não parou por aí, me convidou para ir até lá experimentar as delícias a convite da casa.
Uma semana mais tarde minha esposa, filha e eu fomos recebidos por Sérgio, o garçom. A gerente muito gentil veio mais tarde se apresentar também. O local segue o modelo americano, cheio de imagens de ídolos da Hollywood dos anos 50 e 60.
Meu Hamburguer Vegetal.

Aceitamos as sugestões. Pra minha esposa um Jack´s Burger  (uma espécie de X-Salada com hambúrguer de picanha) e pra mim um especial, ou seja, eu mesmo montei meu próprio lanche com hambúrguer de soja, cheddar, champignon cebola frita ao molho no pão com gergelim.  Pedimos ainda fritas Big Jack´s e um Smoothie Bahamas. Sergio também trouxe à mesa maionese de alho com alho poro e a maionese da casa, com salsinha, para degustar.
Um jantar como esse não custa pouco, mas tampouco é caro. A conta de em torno de R$ 70,00 é o que gastaria em uma pizzaria ou uma churrascaria para dois.

Saímos de lá contentes por termos achado um lugar onde voltaremos diversas vezes e levaremos amigos, alguns deles, vegetarianos. Eu, pessoalmente, contente por fazer parte de uma história que é o “B A =BA” do marketing. Sempre ouça o que seus clientes têm a dizer ou você vai acabar falando sozinho.

Você já teve alguma experiência semelhante?

Abraço a todos;

Gustavo Vannucchi
Coordenador das Comunidades Executivos Brasil, Profissional de marketing e exigente com comida!

PS: achei essa foto no Google Images. É ótima!

3 comentários:

  1. Muito boa essa história. Já vivi coisas parecidas porque entendo um pouco de comunicação, não tenho medo de reclamar e também não como carne.
    Atualmente estou fazendo hambúrguer's de soja com meu namorado para vender aqui em Caruaru, PE.
    Quem sabe, no futuro, abriremos um Big Rári! hahahahahaha

    Abraço.

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  2. Oba, quando estiver em Caruaru vou no Big Rári!

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  3. Recebi esse por email

    * Group: Altamidia
    * Discussion: Executivos Brasil - Blog do EB: A Política da Casa é....!?!?

    Exelencia, respeito e paciencia

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