Reportagens sobre Desenvolvimento de Carreira

Notícias para Empreendedores

Notícias sobre Mídia e Marketing

27 de abr. de 2009

Meu chefe e colega o computador!



Esses dias precisei tirar 1 dia de folga planejada para cuidar de documentos pessoais. Era um compromisso inadiável e importantíssimo para o bem estar da minha família. Fácil, basta falar com o responsável por folgas na empresa e pronto. Folga negada.
Você pode pensar... Poxa, que chefe insensível. Ou então,.. que cara folgado! Bom, eu diria que a palavra insensível descreve exatamente o cara que negou minha folga.
Na empresa em que trabalho, para requisitar uma folga basta entrar no sistema e preencher um breve formulário. Simples assim. Esse formulário vai parar no escritório da Alemanha. Um cara olha o pedido, verifica se minha ausência será sentida e clica “aprovada” ou “reprovada”. Não diz porque, não pergunta se pode ser um outro dia, uma outra hora. Não pergunta se está tudo bem. Na verdade, não pede a opinião de ninguém. Só clica "aprovado" ou "reprovado".
Falei com meu chefe sobre a folga. Ele me pediu para escrever um email pedindo pois estava muito ocupado fazendo seu trabalho que, presumo, deveria incluir falar comigo sobre trabalho. Ok, afinal, ele estava realmente atarefado, acho. Não tenho certeza pois não sei o que meu chefe faz exatamente. Só sei que ele fica atrás do computador dele escrevendo e preenchendo números em tabelas de softwares diversos ou então participa de reuniões. Faz sentido então mandar o email. Afinal ele presta mais atenção ao computador do que nos arredores do monitor. Acho que ele não teve tempo de ler o email e quando o cobrei – também por email- ele respondeu que.. no momento não era possível resolver o assunto da minha folga, por isso estava sendo negada.
Humanamente eu fui até a cadeira do meu chefe – 9 metros de distância - e disse: Chefe, eu não virei amanhã. O compromisso que tenho fora daqui he muito importante. Prefiro dizer isso agora a te ligar amanhã cedo, com voz de coitado e dizer... Estou doente chefinho, pobre de mim.. como tantos fazem.
Uma outra coisa que noto é o Instant Messenger. Tem o interno, só entre funcionários da empresa, e o normal na internet. Tem também o Facebook. Funcionários, uns ao lado dos outros trocam mensagens via computador o tempo todo enquanto atualizam seus perfis nos sites de networking 10 vezes por dia.
A conversa no canto do café ainda acontece e os 30 minutos de almoço ainda podem ser compartilhados com um colega. Ou então você pode fazer como tantos outros, pegar seu celular e ficar apertando os botões.
Tenho também um comentário sobre o Twitter para isso. Quando você estiver na frente daquela pergunta "o que voce esta fazendo?" experimente responder " ninguém se importa". Imagine um monte de pessoas em uma sala falando freneticamente. Não umas com as outras, só falando. Esse é o Twitter como foi criado. Igual aquele video no Youtube que você fez e divulgou por email para sues 86 contatos no Facebook e que só atingiu... 3 clicks. Existem bons usos para o Twitter e para o Youtube mas dificilmente dizer algo que não interessa a ninguém prevalecerá. Ainda assim insistimos.
O computador é uma ferramenta revolucionária de trabalho, ninguém pode negar. Mas a comunicação informatizada está transformando as pessoas no trabalho. Funcionários se tornam números e emails. Colegas passam a ser "a pessoa ao lado" e você vê cada vez menos sentido em estar ali, naquele lugar enquanto poderia estar em casa fazendo a mesma coisa com seu computador.
A conclusão a que chego é que o conceito de sociedade está mudando. Não sei como exatamente mas a sensação de estar falando sozinho - nesse exato momento - me faz pensar. A idéia de se reunir no local de trabalho as pessoas por traz do perfil profissional. Não estou dizendo que temos que ser como uma grande familia, nenhum "bla, bla,bla" desse tipo. Mas que se faz necessário contectar-se com o lado humano de quem trabalha. Valorizar pensamentos, ser atencioso com dificuldades e ouvir. Principalmente ouvir.

3 comentários:

  1. "Mas que se faz necessário contectar-se com o lado humano de quem trabalha."

    Pelo que percebi, sua folga foi negada porque existia um ser humano burocrata no estagio final do processo.

    Pq os criterios para se tirar folga sao tao subjetivos uma vez que a aprovacao numa situacao dessa parece ser tao obvia (bem estar da familia, importantissimo)? Pq o resultado de um algorimto bem escrito seria pior que a do seu chefe?

    Diferente de voce, acredito que menos ser humano no workflow melhor. Ser humano alem de ser burocrata eh imprevisivel. Aumenta exponencialmente a complexidade do sistema pois traz consigos trocentas variaveis....

    ResponderExcluir
  2. Bom, interessante ponto de vista. Concorco em parte. Nao quis entrar em detalhes no Blog sobre os motivos pessoais e importantissimos, mas no sistema e para meu chefe foram suficientemente detalhados.
    O resultado de um algoritimo bem escrito seria pior que meu chefe pois nao reconhece o lado humano, os impedimentos e possibilidades qpsicologicos que levam um profissional a ter um bom ou um mal desempenho.
    A critica na verdade esta em dizer que meu chefe esta sendo comandado e comandando como um computador, se tornando dispensavel. O nome de sua funcao na empresa que trabalho he Lider (nao gerente, nao supervisor). Lider eh aquele que lidera, nao aquele que so controla.
    Acredito no humano que usa o computador, nao no computador que usa o humano.

    ResponderExcluir
  3. "O resultado de um algoritimo bem escrito seria pior que meu chefe pois nao reconhece o lado humano, os impedimentos e possibilidades qpsicologicos que levam um profissional a ter um bom ou um mal desempenho."

    Li este artigo http://online.wsj.com/article/SB124269038041932531.html) e lembrei do seu post. Eu ainda acredito que se pode automatizar muita essa "avaliacao pessoal" ... Acho que a principal vantagem eh que voce estaria se submetendo a uma serie de regras binarias em vez de uma avaliacao nebulosa baseado no humor e estado de espirito de quem esta te avaliando.

    ResponderExcluir

Suas palavras são bem vindas! Comentários que usem linguajar não adequado serão apagagos e o usuário será bloqueado.