Reportagens sobre Desenvolvimento de Carreira

Notícias para Empreendedores

Notícias sobre Mídia e Marketing

22 de ago. de 2009

Onde é que desliga isso?




Escrito por Gustavo Vannucchi


Você notou como as pessoas, quanto mais ligadas estão, mais desligadas estão?
Ok, nada haver,... Reconheço, essa foi uma frase meio esquisita, mas você vai concordar comigo.
Hoje, graças a internet 2.0, laptops e smart-phones, estamos cada vez mais conectados às notícias e outras pessoas no mundo todo. Estamos re-encontrando amigos que não víamos a muito tempo, colegas de trabalho que, as vezes, trabalham no mesmo prédio mas em andares diferentes. Isso é fantástico, mas tem seu preço.
Você já notou como cada vez mais a sua capacidade de “muti-tasking” te afastou das pessoas? Você não liga mais para a pessoa, manda um SMS, um email... Não ouve a voz. Quando conversa em pessoa, olha pro Celular ou pro PDA, ou ainda pra tela do computador. Tecla enquanto “ouve” o que a outra pessoa fala. Junto ao som da voz agora tem o barulho das teclas.
Meu instinto de “marketeiro” me diz: como fazer pra usar isso tudo pra vender mais?
Meu lado “interneteiro” me diz: isso é natural, afinal, enquanto escrevo esse post, toca o sino da igreja aqui perto, ouço a CNN falar sobre a liberdade de Lockerbie, a janelinha do MSN pulando aqui porque, enquanto escrevo, também converso com um amigo.
Meu lado humano não diz nada. Está muito ocupado com o lado interneteiro e marketeiro ☺
A verdade é que não consigo deixar de notar como as pessoas estão cada vez mais ligadas a esses aparelhos, como se estes estivessem plugados (acho que wifi seria mais adequado) ao cérebro sugando toda sua energia. Como se tivéssemos nos tornado em zumbis, escravos da tecnologia.
Nos ônibus, trens, metrôs, carros. Na fila do banco ou do correio. No almoço. Na janta. Na cama. Não tiramos os olhos do computador. Tudo hoje é “mobile”. Tudo precisa estar alí, a mão.
Eu que viajo bastante gosto da idéia de ter um iPhone na mão, parar na frente de uma igreja, digamos na Itália, e com poucos clicks ter o wikipedia me dizendo tudo a respeito daquele prédio. O turismo deixa de ser um passeio e começa a ser uma aula completa.
Gosto também da idéia de o iPhone, assim que descobrir que estou na frente daquela igreja, me dar a sugestão de ir comer em algum restaurante ali perto ou saber que há uma loja de aluguel de carros ali por perto também.
Não gosto do fato de isso me isolar. De deixar de ter o guia turístico que me conta aquela historia fazendo uma piadinha e falando como se contasse tudo aquilo pela primeira vez.
A idéia que fica pra nós que trabalhamos duro, com computadores e celulares a mão, é que não esqueçamos de nos “desligar” no Happy Hour ou no fim de semana. Curtir amigos e família. Fazer um churrasco ou ir ao museu. Passar duas horas dormindo no sofá ou jogar um futebol, ir na academia.
A vida é mais do que trabalhar e muito mais que “se conectar”.

Revisão de versão publicada em dezembro de 2008.

6 comentários:

  1. "Escravos digitais. Zumbis wifi". Vc falou tudo!
    De minha parte estou vivendo à beira de uma exaustão cognitiva.
    Meu pequeno cérebro está tendo sérias dificuldades em absorver tantos inputs. Já uso vitamina de complexo B - injetável - pois a oral já não faz mais nem cosquinha... para dar conta só de 1/4 da informação que absorvo. Meus sentidos estão ficando anestesiados e minha percepção confusa. Haverá uma nova lei áurea para nos libertar? Estamos todos condenados a explodir de tantos estímulos? Nossa vida está parecendo mais um roteiro de Almodóvar.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho a mesma sensação - impressão. Ainda assim, acho que já nao conseguiriamos viver de outra maneira. Um dia sem o computador parece algo tão...estranho, rsrsrsrrs.
    Muito bacana o texto, o Blog. Adorei.
    Voltarei, claro!

    ResponderExcluir
  3. parabens pelo escrito..Foi de grande valia pra melhorar como pessoa -- faco a mesma coisa que voce -- Vicio por computador -- estou me tratando e vou consegui-lo usar apenas de seg a sexta-final de semana vamos a la praia..oooo

    ResponderExcluir
  4. Ao longo dos anos o período de tempo que mantém cativa nossa atenção tem diminuído. Pessoalmente, tenho notado nos últimos anos que fico inquieto depois de uns poucos minutos de concentração. Estou sempre checando meus e-mails. Ser capaz de trabalhar numa única tarefa por horas a fio tem se tornado bastante difícil. Hoje, muitos consideram a capacidade de realizar múltiplas tarefas uma habilidade valiosa. Mas na prática significa não dar 100% de atenção a coisa alguma. Estamos tentando fazer muitas coisas, correndo em várias direções, incapazes de concentrar o foco por tempo suficiente em um único objetivo. Leia mais em http://bit.ly/2gpO8l

    ResponderExcluir
  5. Olá.. também trabalho com isto e vivi a mesma situação, mas hoje já chegou em um ponto que eu uso a tecnologia para viver.
    O que vocês estão passando é uma fase para se "libertar" e perceber que apesar de ter tudo ali na mão, você é quem está no controle.
    Este "click" te leva a controlar a sua agenda, seu orçamento, o horário de trabalho, o final de semana, reuniões, encontros, viagens longas e até um "improviso" aqui outro acolá. Mas o que importa mesmo é saber extrair da tecnologia o que ela pode lhe dar de melhor para te tornar prático e organizada. Programe o final de semana com seus amigos, faça daquilo um evento com confirmações e "racha" do orçamento, mesmo que seja 2x por ano, mas faça ;) Planeje e será feliz, use a informática para isto.
    Abraços.
    Samuel Vaz.

    ResponderExcluir
  6. Eu ia fazer um comentário, mas o Samuel já disse tudo

    ResponderExcluir

Suas palavras são bem vindas! Comentários que usem linguajar não adequado serão apagagos e o usuário será bloqueado.