Reportagens sobre Desenvolvimento de Carreira

Notícias para Empreendedores

Notícias sobre Mídia e Marketing

13 de out. de 2009

O menino cata-vento – Uma lição de persistência e empreendedorismo.


Escrito por Gustavo Vannucchi

Estava lendo as notícias esta manhã e me encontrei com uma matéria inspiradora no site da CNN. Conta a história de um garoto de 14 anos chamado William Kamkwamba. Nativo da vila de Masitala em Malawi, um pequeno país espremido entre Moçambique e Zâmbia na África, onde metade da população vive abaixo da linha de pobreza e menos de 2% tem eletricidade.O ano é 2002, inesquecível para William e toda a sua vila devido a um período de seca que trouxe fome e sede. Foi também o ano em que teve de deixar a escola porque não tinha o equivalente a 140 reais para pagar a anuidade.Como alternativa empenhou-se em ler os velhos livros da biblioteca local, patrocinada pelo governo americano.

Um desses livros trazia imagens de moinhos de vento e aquilo fez acender uma idéia brilhante. Aproveitar a única coisa abundante no seu país para resolver o problema da fome – o vento. Por mais fantástico que possa soar, foi exatamente a inocência do garoto que o fez acreditar ser capaz de fazer seu próprio moinho de vento. Sem instruções básicas -tinha somente a foto - mas muita criatividade se pôs ao trabalho. Encontrou um ventilador de motor de trator, pistões, tubos de PVC, uma bicicleta quebrada, uma bateria de carro e outras partes em um ferro-velho. Juntou pedaços de madeira e também gastou um pouco do dinheiro que tinha economizado para a escola. Foram 3 meses de trabalho árduo. Seu vizinhos e até sua mãe achavam que ele havia enlouquecido ou andava fumando muita maconha. Mas ele tinha um objetivo e ignorava qualquer obstáculo. As pessoas ficavam por perto apontando e tirando sarro. William seguia apertando parafusos com uma chave de fenda improvisada – uma espiga de milho com pregos tortos.
Eis que finalmente aquela pilha de lixo mostra que a visão daquele garoto não era só um sonho e uma lâmpada de carro que usava para testes se acende. Desta lâmpada 5 moinhos de vento são erguidos e hoje servem para bombear água para sua vila, carregar bateria de celulares e até para ligar o rádio e ouvir música. Um deles foi construído na escola onde passou a lecionar técnicas para a construção de moinhos de vento.
William hoje com 22 anos estuda Academia de Liderança Africana, uma escola de elite na África do Sul, patrocinado por doadores. Ali teve contato pela primeira vez com um computador e foi apresentado a um tal de Google! "Onde estava esse tal de Google quando eu estava construindo o Moinho? Aqui tem tudo" disse ao colega.

Conheceu vários países onde, a convite de Al Gore, conta sua história para empreendedores. Em uma visita recente para Palm Springs na Califórnia conheceu pela primeira vez um moinho de vento moderno usado para gerar energia elétrica.
Sua história virou livro escrito pelo jornalista Bryan Mealer chamado The boy who harness. No livro destaca a importância da persistência de William e que o segredo de seu sucesso é que não se acomodou com as glórias que colhe agora. Ao contrário, continua se dedicando para fazer cada vez melhor.
Assista a um video:

4 comentários:

  1. Infelizmente o mundo não tem tantos willians como esse. Quem sabe um dia, eu possa vislumbrar com esse menino na direção do futuro africano.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a história e vou replicar no Portal Cristianismo Criativo!

    ResponderExcluir
  3. Coloco aqui comentários de leitores deixados no email do Blog:

    Group: Executivos BH e Minas Gerais

    Muito linda mesmo!!! é assim que devemos fazer acreditar em nossos sonhos e começar a lutar e nunca desistir e dar ouvidos para aqueles que não acreditam em nossa capacidade.

    Posted by Botelho Elizângela

    Group: Novos Planos - Empregos e Vagas

    O empreendedor surge onde há adversidade, o ser humano descobre em si forças e aptidões incríveis quando se apresentam dificuldades em seu caminho. Torna-se empreendedor aquele que for capaz de ver na dificuldade uma oportunidade para mudar o cenário a sua volta, que for capaz de encontrar soluções práticas para os problemas cotidianos.

    Posted by kassia flores teixeira

    Group: Michael Page Brasil - Vagas Executivas

    Gustavo,

    Parabéns pela sua iniciativa ao divulgar essa matéria. O garoto mostrou ao mundo o que se é capaz quando uma pessoa é criativa, além é claro de ter um objetivo, talento e persistência. No caso do William, vale ressaltar que em meio a tanta dificuldade e falta de recursos, ele teve êxito admirável!

    Abraços

    Ricardo Marins

    Posted by Ricardo Ojeda Marins

    Group: Executivos Florianópolis e Santa Catarina

    Cases the sucesso sempre são inspiradores.

    Posted by Allan Patrick Patzlaff

    Group: Executive Search Brasil

    Esse cara é um exemplo de perseverança e criatividade, uma simples idéia o impusionou a pesquisar e construir um cata-vento. O exemplo dele nos mostra que com iniciativa e trabalho focado conseguimos chegar onde quizermos.

    Posted by Eduardo Tavares Ferreira

    Group: Executivos Rio de Janeiro

    Parabéns pelo post inspirador, Gustavo.

    Uma prova de que com poucos recursos e muita criatividade pode-se chegar longe. Acabei de RT no Twitter @eduardomelo.

    Abs

    Eduardo

    Posted by Eduardo Melo

    ResponderExcluir
  4. Grande exemplo... são modelos dessa estirpe que todos precisamos. Grata, Marta

    ResponderExcluir

Suas palavras são bem vindas! Comentários que usem linguajar não adequado serão apagagos e o usuário será bloqueado.