Reportagens sobre Desenvolvimento de Carreira

Notícias para Empreendedores

Notícias sobre Mídia e Marketing

5 de mar. de 2010

O Líder Contemporâneo Parte II : A LIDERANÇA ESSENCIAL

Escrito por Luceli Mota

“A LIDERANÇA ESSENCIAL”

Em dezembro passado publicamos a primeira parte do tema:
“Você tem os hábitos de um líder do Sec. XXI?”
E ao fim do tema anterior, eu digo:
“Busque conhecer-se e compreender seu modus operandis”

A partir daí, eu proponho, para esta segunda parte, fazermos uma reflexão sobre como estamos “liderando nossa própria vida”, antes de tudo. Como estamos nos conduzindo nessa jornada a que nos propusemos?

- Você sabe COMO quer viver?
- Você sabe AONDE quer chegar?
- Sabe COMO chegar lá?
- Sabe COMO QUER ESTAR quando chegar lá?

Alguma vez você já fez a experiência de fechar os seus olhos e imaginar-se nos seus últimos momentos de vida aqui na terra? Esses últimos momentos seriam a festa de seu último aniversário aqui:

- Com que idade você estaria?
- Qual é sua condição física, mental e emocional neste momento?
- Quem você convidaria para esta festa? Não importa que nesta altura já
tenham ido. Eles podem estar em sua festa de despedida.
- Imaginando-os entrar, um a um, o que você gostaria que eles dissessem a
seu respeito? Sobre como você viveu sua vida, o que fez e o que está deixando como legado.
- O que você gostaria de ouvir de cada um deles?
- Vivencie isso e depois anote tudo...

Lendo as anotações, analise se está vivendo de forma a chegar AONDE deseja e COMO deseja.
Você está no caminho certo ou seria melhor fazer uma virada estratégica para pegar o caminho certo? Lembrando-se que o certo é o certo para você, porque sua vida é única e desenhada para você!

Por isso é muito importante que, em primeiro lugar, você seja um líder de si mesmo, de sua própria vida. Saiba guiar-se, direcionar-se, enxergar em si mesmo suas maiores potencialidades e paixões e identificar seus pontos a desenvolver. Saiba reprogramar a direção sempre que necessário e da forma mais ecológica e humana possível.

Desta forma, já sabendo:
- AONDE e COMO quer chegar ao fim da sua vida,
- O que deseja ter FEITO, ter SIDO e ter CONSTRUÍDO ao longo do trajeto,pergunte-se:
> Tenho os hábitos e atitudes adequadas para construir ou manter a vida que desejo?
> Como vou fazer para mudar de direção?
> O que já tenho e o que vou desenvolver para chegar lá?

** E a pergunta chave para jamais desistir, frente aos obstáculos do caminho é:

- O que vou sentir quando chegar lá, da forma que desejo?

Lembre-se fortemente deste sentimento, toda vez que se perguntar:
“Por que tenho que passar por isso?”

Lembrar-se do sentimento que lhe guia ao seu objetivo será seu grande motivador para enfrentar todos os desafios da jornada e chegar lá sabendo que sua vida fez SENTIDO.

Desfrutem a experiência e até a próxima...





Luceli Mota é Coach de Vida e Carreira, especializada em Comportamento, Liderança, Criatividade e Planejamento de Vida e Carreira. Formada em Letras e Tradução pela PUC Campinas e Pós Graduada em Medicina Comportamental pela Escola Paulista de Medicina

http://www.linkedin.com/in/lucelimota

luceli_mota@hotmail.com

3 comentários:

  1. Comentários enviados pelo Linked In:

    Muito interessante o artigo de Lucelli Mota. Planejamento não se faz com somente com o cérebro, não é feito de números e planilha. Planejar é, sobretudo, tornar um sonho realizável. Então, como colocou Lucelli, vamos sentir e visualizar nossos planos - diariamente.
    Posted by Bruno Blankenburg

    Muito interessante esse artigo e por mais que possa parecer meio pessoal ao invés de profissional, a maturidade mostra que sem o equilíbrio, clareza e objetividade no que queremos nunca se chega a lugar algum. Acaba sendo útil aqui a frase do gato da Alice "Se vc não sabe para onde quer ir qualquer caminho serve".
    Posted by Gisele Mazetto

    Tem importante, uma vez que se a pessoa não sabe realmente o que quer da vida, não conseguirá chegar a lugar algum.
    Muitas vezes, por necessidade ou até por desespero, como já observei em colegas, perdemos o foco e o rumo de nossas vidas e, a partir deste momento, as coisas acabam se tornando mais perdidas do que já eram.
    Para centrar-se novamente, existe uma necessidade absoluta de uma "reforma íntima", com muita meditação e reflexão, que como o próprio tema do post diz, ver o que se quer, como está e como quer chegar lá.
    Se nós não sabemos o que nos proporciona felicidade, não saberemos para onde ir e por consequência não seremos felizes nunca, nem no trabalho nem em nossas vidas pessoais.

    Se observarmos, de forma bem estreita, tal reflexão seria nada mais do que a criação de um planejamento estratégico para a nossa vida, como a elaboração de PROJETO onde colocaremos em nossos corações o momento atual, o objetivo futuro e os passos para se chegar a este objetivo almejado.

    Afinal de contas, nós somos a nossa própria empresa e, se não investirmos em nós mesmos, nunca irá se desenvolver ou render bons frutos.

    Parabéns pelo post e um abraço!!
    Posted by Hugo Justiniano

    ResponderExcluir
  2. Mais do Linked In:

    Existe uma forma de responder a todas essas questões e ainda por cima se assegurar que aquilo que foi sonhado se torne real. Sózinho é mais dificil, mas com o apoio adequado, é realizável. Mas precisamos reaprender a PENSAR. Mudar hábitos não é fácil nem simples. Mas existe o caminho. Eu posso falar de cadeira. Tenho estudado, pesquisado e realizado essas perguntas.
    Posted by Jose Carlos Cunha

    Eu planejei a minha vida profissional da seguinte forma:
    Cursei técnico em contabilidade para arrumar um emprego e cursar a Faculdade de Matemática. Trabalhei em um banco até terminar a especialização na área de Sistemas.
    Então busquei uma empresa de pequeno porte para ingressar na área. Depois fui contratada por uma multinacional. Trabalhei em três empresas de grande porte e estava há 2 anos da aposentadoria, quando fui demitida.
    Isto de certa forma adiou meu próximo passo ou talvez acelere... Quero trabalhar em centro de pesquisas de uma Universidade e dar aulas. Isto era para ser um hobby após a aposentadoria. Parar de trabalhar nunca fez parte dos meus planos, mas na Universidade quero ter um pouco mais de tempo livre para viajar e conhecer novos lugares e culturas.
    Abraços,
    Cris.
    Posted by Cristina Coelho

    Parabéns Cristina, você tem praticamente um plano de vida bem determinado, e tenho certeza que irá cumprí-lo da forma como imaginou e programou.


    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, muito grata por todos os comentários que, simplesmente, completam com praticidade e experiência aquilo que busquei transmitir. É exatamente o que disse sabiamente nosso colega... "um planejamento estratégico de nossa vida"!!!
    Imensamente grata com a colaboração de todos!
    Grande abraço
    Luceli

    ResponderExcluir

Suas palavras são bem vindas! Comentários que usem linguajar não adequado serão apagagos e o usuário será bloqueado.