Reportagens sobre Desenvolvimento de Carreira

Notícias para Empreendedores

Notícias sobre Mídia e Marketing

2 de fev. de 2011

Dica: você é qualificado para contratar um estagiário? (parte 1 de 2)


Escrito por Gustavo Vannucchi

Por esses dias, aqui na empresa, estive entrevistando candidatos a uma vaga de estágio em Relações  Públicas. Basicamente será meu assistente. Eu pessoalmente acho a vaga muito interessante para um aluno da área pois as funções que serão desempenhadas são realmente ligadas ao interesse profissional de alguém que quer mesmo seguir carreira nessa profissão.

Preocupado em não contratar a pessoa errada ou então oferecer uma oportunidade que realmente seja atraente a jovens dedicados a um plano de carreira, escrevi o seguinte texto para servir como referência para mim e porque não, para que mais possa interessar. É baseado em uma breve pesquisa que fiz por vários websites na internet e com a consultora do CIEE de Campinas. (www.ciee.org.br)

Se você está pensando em contratar um estagiário, aqui estão algumas questões a considerar.

Você tem o tempo, o temperamento e as habilidades necessárias para supervisionar e treinar um estagiário?

O treinamento é uma arte com um pouco de ciência. Embora haja todo um gênero de "formação de formadores", a maioria de nós sabe instintivamente se somos bons em traduzir o que fazemos em passos simples que possam ser passados para outros. Eu realmente gosto de treinar pessoas, mas é preciso paciência, o que muitos não tem. Se você sentir que não será capaz de transmitir o que você faz para alguém, então contratar estagiários talvez não seja pra você.

Você ou sua empresa podem oferecer um ambiente de trabalho profissional?

Isso pode ser complicado para aqueles cujo trabalho é desenvolvido em um ambiente de estrutura muito simples. Se você espera que o estagiário não se importe de usar a mesa que sobrou no almoxarifado e aquele computador que vive travando só porque ele é um iniciante já começou mal. O estagiário faz uma faculdade onde aprende tudo como deve ser e espera encontrar em uma empresa um espelho disso.  O que significa que você precisa disponibilizar uma estação de trabalho e acesso às ferramentas adequadas.

 
Você pode pagar um estagiário?

Antes de mais nada lembre-se que estagiário não é sinônimo de mão de obra barata. Um estagiário se paga com ajuda de custo e com uma experiência valiosa para seu futuro profissional. O valor a ser pago em dinheiro pode variar de muito pouco para muito assim como a experiência que irá adquirir, o que conta no final é a soma desses dois itens. Se não pode configurar uma boa situação de aprendizagem e uma ajuda de custo satisfatórios é melhor não oferecer a vaga de estágio. Uma dica aqui, foi o que fizemos na empresa onde trabalho. Consulte o CIEE e te ajudarão a formalizar legalmente todos os estágios burocráticos e financeiros da contratação de um estagiário.

Você tem uma tarefa ou projeto que seria adequado dar um estagiário?

Estagiários, assim como profissionais experientes, podem responder melhor ou pior a funções diferentes. É importante determinar quais as áreas em que este estudante atuará e qual o seu nível de envolvimento e liberdade. Lembre-se que nenhuma tarefa realizada por um estagiário pode ser 100% livre de supervisão aos mesmo tempo que não se deve supervisionar 100% do que o estagiário faz com o rigor que se aplicaria a um profissional.  Com o passar do tempo reflita sobre o progresso do estagiário e eleve ou diminua sua independência para executar aquelas tarefas.

Se você respondeu positivamente a todas as anteriores, então você provavelmente é um bom candidato para supervisionar um estagiário. 


No próximo post, já com o resultado das entrevistas com um estagiário contratado, escreverei minhas conclusões sobre como proceder com a seleção do estagiário.


Gustavo Vannucchi
Coordenador do Executivos Brasil
Gerente de Marketing e Treinamento na Di Brescia Perfumes e Cosméticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas palavras são bem vindas! Comentários que usem linguajar não adequado serão apagagos e o usuário será bloqueado.