Reportagens sobre Desenvolvimento de Carreira

Notícias para Empreendedores

Notícias sobre Mídia e Marketing

22 de fev. de 2011

Dica: você é qualificado para contratar um estagiário? (parte 2 de 2)


Antes de ler o artigo, clique aqui para ler a primeira parte está publicada 2 posts antes deste. Leia-o para que a parte que segue faça sentido.



Escrito por Gustavo Vannucchi.
Muito bem. Contratada a estagiária, depois de uma dura decisão entre duas finalistas, publico aqui a parte 2 de 2 de meu artigo.

O passo seguinte seria:

Decida quanto tempo o estagiário deve gastar com você.

Descobri que para beneficiar tanto o empregador quanto o estudante, os estágios devem ser programados para durar pelo menos um semestre letivo. O estagiário pode ficar 6 horas por dia na sua empresa, 30 horas por semana. No começo dedique pelo menos 1 hora do dia para passar tarefas e avaliar o desempenho. Coloque-se a disposição para qualquer dúvida e, de hora em hora, sempre que levantar pra tomar um café ou uma água, dê um pulinho até o local de trabalho do estagiário e veja como vai o trabalho. Esse nível de supervisão tende a ser menos intenso e mais natural com o passar do tempo.
 
Considere que as habilidades de um estagiário potencial terá de trabalhar bem com você.

De acordo com o seu trabalho e o que a sua empresa faz avalie quais habilidades o estagiário já desenvolveu ou para as quais demonstra aptidão. No meu caso, a empresa produz e vende perfumes finos e cosméticos e o estágio, como disse no início, é para relações públicas. Publiquei então um anúncio que já deixava clara a necessidade de certas habilidades tais como uso de programas MS Office e afinidade com o uso de ferramentas de redes sociais e internet. Mas lembre-se: habilidade não é experiência. Experiência adquirida em outros estágios conta, mas não deve contar muito já que o candidato deseja uma oportunidade de aprender na prática o que ainda não vivenciou.

Escreva uma descrição do trabalho.

Você deve criar uma descrição do trabalho que descreve as funções a desempenhar e as habilidades necessárias. Indique onde o trabalho seria desenvolvido (proximidades, localização geográfica), horário e benefícios. Identificar a empresa contratante é opcional e tem os prós e contras, todos eles baseados na percepção que o candidato pode ter da empresa baseado na marca e informação que poderá encontrar no mercado ou na internet.
 
Divulgar a posição de estágio.

Aqui não é muito diferente da contratação de um profissional. Use seu networking para indicações, incluindo aí o Twitter, o LinkedIn, o Facebook e o Orkut. Outra opção que recomendo é cadastrar a empresa no CIEE. Cuidado com websites de vagas. Elas mandarão currículos muitas vezes de forma automática, deixando de lado alguns bons candidatos e mandando alguns cujo CV não é apropriado.

Faça um processo de seleção adequado:

Uma boa coisa que pode acontecer é receber bons currículos e ficar na dúvida de quem é o melhor candidato. Minha sugestão aqui é que imprima cada um dos CV enviados e, se achar necessário, mande por email alguma pergunta complementar. Quando a resposta chegar imprima e anexe ao currículo. Faça anotações do que é considera interessante salientar.
Para a entrevista é provável que alguns convidados não apareçam portanto não convide só uns poucos. Chame também alguns cujo CV não pareça assim tão bom. Vale lembrar que muitos bons candidatos a uma vaga, de estágio ou profissional, não sabem preparar um currículo ou uma carta de apresentação.
Diante do candidato tente tornar a entrevista algo mais relaxante já que o nível de nervosismo dos candidatos é muito alto o que atrapalha na avaliação as vezes escondendo um bom potencial. Solicite que fale sobre os itens que lhe são interessantes e, muito importante, sobre o curso que faz. Tente ter um retrato de como aquele candidato vê a profissão para a qual estuda e como se vê dentro dela. Explique o que a empresa faz e o que a empresa oferece como oportunidade de aprendizado e pergunte ao candidato se acha que o que aprenderá ali poderá ser realmente útil para seu futuro profissional
Se achar necessário um segundo encontro sugiro uma dinâmica, se for válido para a posição em aberto. Isso vai te dar uma idéia de como um candidato se sente sob alguma pressão e como pode lidar com pessoas que não conhece e que ainda podem ser seus concorrentes.

Espero que tenha ajudado com este texto.

Se você tem alguma experiência na seleção de candidatos a estágio, seja como concorrente a vaga ou proponente, divida sua experiência conosco.

Ah, e fique a vontade para debater o que escrevi afinal não sou profissional de RH e sua experiência pode ser mais interessante.

Abraço

Gustavo Vannnucchi
Coordenador do Executivos Brasil
Gerente de Marketing e Treinamento na Di Brescia Perfumes e Cosméticos.

2 comentários:

  1. oi Gustavo,
    muito boas a s tuas colocações e dicas. E como dispensar um estagiário quando ele não é tão bom quanto pareceu?

    ResponderExcluir
  2. Oi Veronica,
    o que escrevi foi um relato de minha mais recente contratação de estagiário.
    Nunca tive de dispensar. Já deixei de renovar um contrato.
    Sugiro que dispense o estagiário explicando que poderá encontrar uma oportunidade de aprendizado melhor em outra empresa ou função.
    Lembre-se que tem que ser visto dessa forma. Uma oportunidade de aprender. Estagiários ainda não necessariamente sabem o que querem. Talvez no momento da contratação fosse a escolha certa mas, passadao algum tempo, o próprio estagiário tenha notado que aquela vaga não era exatamente pra ele.

    O que acha?

    Boa sorte!

    ResponderExcluir

Suas palavras são bem vindas! Comentários que usem linguajar não adequado serão apagagos e o usuário será bloqueado.