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15 de abr de 2011

Encrenca Coletiva - golpe no consumidor moderno

Escrito por Gustavo Vannucchi



O volume de vendas pela internet crescem a um passo impressionante. O comprador internauta evolui e muda seu perfil rapidamente, mas as leis e normais que regulamentam essa realidade são incrivelmente desatualizadas.
Imagine que o que regulamenta as vendas pela internet foi escrito no ano em que  Sarney tomou posse da presidência.

No começo eram aventureiros correndo o risco de expor seus dados para hackers em redes inseguras em troca de uma experiência pouco prática e comprando itens com preços mais elevados. Depois os compradores de livros e CDs começaram a alimentar uma rede de lojas virtuais que hoje são verdadeiros shopping centers na internet.

No Brasil as coisas não são tão evoluídas como na Europa ou nos Estados Unidos mas o consumidor tende a ter o mesmo comportamento.

Até pouco tempo atrás se falava das pessoas que visitavam as lojas virtuais para pesquisar preço mas que depois iam até a loja física para efetuar a compra. Agora nota-se que muitos estão abandonando esse modelo e comprando diretamente da loja que vender mais barato. Dependendo do caso, isso se inverteu. Muitos vão até a loja física para “experimentar” o produto, vê-lo pessoalmente. Depois pesquisam os sites para comprar aquele que oferecer o mesmo modelo que gostou pelo melhor preço.

Essa fome por ofertas e levar vantagem criou o fenômeno da Compra Coletiva. Aí é que a coisa começou a enrolar.

Com normais e leis tão desatualizadas, com um sistema de proteção ao consumidor tão ineficiente e poucos meios para se informar, milhares de empreendedores começaram a construir seus websites e vender seus serviços, oferecendo descontos de até 99% (esmola grande o santo desconfia ou compra?) para milhares de compradores ávidos por economizar na compra de coisas que muitas vezes nunca pensaram em comprar.

Mas.. pare pra pensar um minuto no seguinte: e se der zica? Ou seja. Se você comprar o serviço e tiver algum problema para desfrutar de sua compra? São milhares e milhares de casos que se acumulam, sejam sem amparo algum, em blogs, em redes sociais ou principalmente no Procon e no site ReclameAqui!.

Clique na imagem para ver o ranking de reclamações:
Comparação feita no sistema do site ReclameAqui! em 15/04/2011.


Ouvindo aqui e ali amigos comentando, notei muita gente reclamando. Uma história era a de um amigo que ia sempre a um certo restaurante há anos. Viu a promoção no Peixe Urbano e comprou, certo do bom negócio.  Quando foi servir-se da barganha ouviu o garçom dizendo “solta um da promoção do Peixe Urbano”. Ao chegar o prato, era uma versão muito reduzida aquela que normalmente serviam, fora da promoção.
Comecei a desconfiar disso até que o problema chegou a minha porta.

Eu me minha esposa fizemos 3 compras. Um jantar pra dois no restaurante Nostro Impero em Campinas, através do Peixe Urbano. Também pelo mesmo site compramos um serviço de cristalização da DryTech no bairro do Castelo em Campinas. E por último a impressão de fotografias na PrintMaster através do Clube do Desconto. Em todos os 3 tivemos problemas.
A DryTech foi mais simples. O rapaz agendou a realização do serviço para mais de 2 meses depois da data da compra (...) e no dia de fazer o serviço o mesmo disse que não havíamos feito a reserva, deixando clara sua desorganização. No caso das fotografias, minha esposa, sem conseguir fazer o upload dos arquivos para imprimir, seguiu outras instruções e mandou cópias dos cupons e arquivos em DVD para a loja. Uma semana depois recebeu do Clube do Desconto tudo de volta sem uma simples explicação sequer. Depois de acionar o Procon foi procurada para dizer que o dinheiro seria devolvido mas que poderia demorar até 2 meses (só acreditamos vendo...) O Nostro Impero nem atende o telefone para fazer reservas. Nesses dois últimos casos, até onde tivemos notícias a se confirmar, ambos fizeram muito mais vendas do que pretendiam, fecharam suas portas, cancelaram seus números de telefone e tiraram seus websites e emails do ar. Estão incomunicáveis. No caso do restaurante, segundo um reclamante no Reclame Aqui, foi pessoalmente em horário de funcionamento e encontrou portas fechadas e acorrentadas.

Os sites de compras coletivas só dão desculpas, dizendo que os reclamantes não estão ligando em data ou hora certas (o que não é verdade) . No caso das fotográficas o Clube do Desconto dá resposta somente para quem reclama no ReclameAqui dizendo que pode levar até dois meses para devolver o dinheiro pago enquanto os reclamantes alegam que nunca viram o crédito estornado.

Esses casos são típicos de mercados pequenos, não regulamentados. Algumas empresas estão usando os sites de compras coletivas para aplicar golpes, vendendo centenas de cotas de serviço e não atendendo, lesando o consumidor e o próprio sistema que cada vez mais cai em descrétido. 

Bom, pra você que como eu foi lesado por esse sistema, ficam as dicas:

- Antes de comprar:

Visite o site da empresa anunciante e ligue no telefone só pra ver se tudo funciona.
Leia atentamente todas as regras da promoção.
Pesquise naquele mesmo site de compras se é a primeira vez que anunciam aquela promoção ou se já o fizeram outras vezes. Se não for a primeira, é possível que não tenha dado problemas anteriormente.
Vá até o Google e pesquisa os seguintes temos “reclame” + “nome do site de compras coletivas” + “o nome da empresa anunciante”. Verifique se os resultados indicam que muitos reclamaram daquela promoção.
Visite o website www.reclameaqui.com.br e faça uma busca pelo nome da empresa anunciante e do site de compras coletivas.

- Depois de comprar:

>Ligue assim que puder no local que ofereceu o serviço. A maioria exige uma antecedência muito grande na reserva. Solicite um comprovante da reserva por email ou faz no qual consta o nome de quem fez a reserva e o código de seu cupom.

>Antes da data de desfrutar do serviço ligue e confirme a reserva para não ter surpresas desagradáveis (ou para antecipá-las....)

>Imprima duas vias de seu cupom e se necessário imprima o anúncio com as regras, para que você tenha sempre em mãos a informação necessária.

Se você passou por uma experiência dessas ou conhece alguém, deixe seu comentário AQUI NO BLOG. Se você trabalham em um desses sites ou já anunciou, sua história também será vem vinda.
Por favor evitem postar os comentário no Linked In ou mandar por email. Escrevam seus comentários aqui mesmo no Blog para que todos possam dividir*.

Abraço;

Gustavo Vannucchi
Gerente de Marketing e Treinamento da Di Brescia Cosméticos
Coordenador dos grupos Executivos Brasil

* O Blog do EB e seus autores não se responsabilizam pelos conteúdo dos comentários.




6 comentários:

  1. MUITO BEM VINDA ESTÁ MATÉRIA, ESTOU PASSANDO POR UM PROCESSO DIFICIL COM O SITE DE COMP-RAS PRIVALIA, NO QUAL FIZ UMA COMPRA NO DIA 22/02/2011 COM DATA PREVISTA DE ENTREGA PARA O DIA 11/04/2011, E ATÉ O PRESENTE MOMENTO NÃO RECEBI OS PRODUTOS COMPRADOS E JÁ PAGOS, E ATÉ AGORA SÓ RECEBI FALSAS PROMESSAS DE ENTREGA, E NÃO SEI SE VOU RECEBER... SE ALGUEM TIVER UMA IDÉIA DE COMO PRESSIONAR A EMPRESA ME AVISEM... ABRAÇOS VALDEMAR

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  2. Comentários recebidos por email ou pelo Linked In:

    * Group: Executivos Rio de Janeiro
    * Discussion: Encrenca Coletiva - golpe no consumidor moderno.

    Olá Gustavo, eu já comprei sim, várias vezes, e na maioria das vezes foi muito bom, um única vez que o erro foi meu, pois esqueci da data para usufruir da oferta comprada, então quando fui estava expirado.
    Inclusive estou montando um site de compras coletivas para mim, voltado a um bairro do RJ.
    Abraços e sucesso,
    Leonardo Rebulla
    Posted by Leonardo Rebulla

    * Group: Executivos Curitiba e Paraná
    * Discussion: Encrenca Coletiva - golpe no consumidor moderno.

    Comprei não recebi nada e me devolveram o dinheiro - BrandsClub
    Posted by Anisio Oleksy

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  3. Comentários recebidos via Linked In:

    Group: Executivos Santos e Região
    Discussion: Encrenca Coletiva - golpe no consumidor moderno.

    Gustavo,
    Já comprei alguns pacotes de serviços em sites de compras coletivas, e até o momento não fui lesada. Minhas irmãs e amigas também compram, já compramos viagens, serviços de estética, ensaios fotográficos, celulares e outros produtos. Mas temos o hábito de ligar para o local antes de efetuar a compra.

    Abraços,
    Flávia.

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  4. Mais um vindo pelo LinkedIn:

    Group: Executivos Santos e Região
    Discussion: Encrenca Coletiva - golpe no consumidor moderno.

    Tenho comprado sempre que acho algo interessante, e até agora não tive nenhum problema, entretanto tenho uma amiga que comprou pagou e está tendo problemas.
    Posted by Janete Ângela Amorim Ramos

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  5. A pergunta é, será que o Peixe Urbano paga ao estabelecimento somente depois de utilizado o cupom? Se assim o for, todo o dinheiro ainda está com o Peixe Urbano, correto? Isto me parece o mais lógico, e, se assim o for, fica claro que depois de tantas reclamações o Peixe Urbano deveria devolver o dinheiro de todas as pessoas que compraram o cupom para o Restaurante Nostro Impero. Ao invés, acontece tal e qual você menciona em seu artigo, eles respondem que você está ligando/visitando o restaurante no horário incorreto.

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  6. Pois é,
    o Peixe Urbano aparentemente recebe o valor e só transfere a parte que cabe ao anunciante quando este apresentar cupons (a via impressa). Ao menos essa é a informação que tive.
    No meu caso ainda não recebi os valores devidos mesmo depois te ter recebido deles uma resposta dizendo que o extorno seria feito em 3 dias.
    Vamos ver do que dá...

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