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28 de nov. de 2008

A guerra das sopas!



Depois do fracasso no Iraque, facções do mercado americano declararam guerra entre sí. A disputa que acontece na mídia usa de armas químicas. O objetivo é conquistar novos clientes fazendo uso da técnica preferida dos sobrinho do Tio Sam: medo!!!!!!!!! 8-0

Ok, desculpe a introdução um tanto dramática, mas a verdade é que, enquanto brasileiros riem e choram diante da TV assistindo novelas, os americanos preferem ter sua dose sintética de emoção vinda dos telejornais locais, nacionais de tv aberta e shows como Oprah.
Os protagonistas dessa história são as marcas de sopas enlatadas Campbell's e Progresso, muito populares por custarem pouco, serem consideradas saborosas (eu particularmente só gostava da de tomate.. uhmmm, sopa de tomate...).

Em inglês a reportagem da CBS:





Nessa época do ano as vendas sobem muito, já que lá é inverno. Esse ano em especial esperasse um forte crescimento na venda dessa classe de produtos porquê custam pouco e o consumidor americano anda meio pobrinho...


- pausa para um insight -

Dica para o jantar de Ação de Graças desse ano nos Estados Unidos:

Uma lata de Campbell's ou Progresso sabor Peru com pedacinhos :-)
Coca-Cola (já que custa menos que água)

Bom apetite

- fim da pausa -

O caso aqui é que a guerra se dá realmente com armas químicas. As marcas estão trocando acusações de usarem na formulação de seus produtos MSG, que é utilizado para realçar quimicamente os sabores dos produtos industrializados.
Largamente usado em todo o mundo e até em restaurantes (os chineses adoram usar isso pra cozinhar), o aditivo poderia causar alguns efeitos como palpitação.
A verdade é que ambos usam esse aditivo em vários de seus produtos, mas já prometem excluírem o tal MSG de suas receitas.

O povo americano é vítima constante desse tipo de ataque. A tática do medo é usada para tudo. Na política, Hillary Clinton chegou perto de virar o jogo contra Obama quando fez um comercial conhecido como "3am call", mostrando crianças dormindo enquanto os perigos do mundo conspiram (vídeo anexado ao final desse post). Ou então denúncias falsas de que o espinafre vendido na costa leste estaria contaminado com alguma bactéria (em 2006, 4 pessoas foram diagnosticadas com infecção intestinal relacionadas a falta de higiene pessoal, enquanto o espinafre era retirado das prateleiras) sem razão comprovada e abrindo espaço para a venda de outros alimentos menos populares.

Agora as sopas usam do mesmo método e, quem sofre é o consumidor.

Minha pergunta aqui é, aberta para quem quiser responder... Isso é bom ou ruim? Qual a marca que sairá vencedora? Você acha essa estratégia válida? Funcionaria no Brasil?

Vídeo da H.Clinton - 3am Call:

Um comentário:

  1. Sinceramente falando, acho que verdadeiramente a sociedade americana perde muito com isso. E sendo assim, não creio que alguma dessas marcas "ganhe" esta batalha, pois isso simplesmente não é sustentável, e considerando a conectividade cada vez maior entre os cidadãos, certamente isso se tornará cada vez mais explícito.

    E respondendo à outra pergunta, acho que a estratégia do "medo" não cola aqui no Brasil.

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