Reportagens sobre Desenvolvimento de Carreira

Notícias para Empreendedores

Notícias sobre Mídia e Marketing

30 de nov. de 2009

Portunhol II – Análise dos comentários.


Escrito por Gustavo Vannucchi



Fiquei muito contente com a participação de centenas de pessoas que leram o artigo das quais 67 participaram da discussão sobre a importância de falar espanhol no Brasil para se tornar um líder na América Latina. Se ainda não leu o post, procure o texto entre as publicações recentes.
Antes de mais nada gostaria de dizer que, como coordenador de comunidades virtuais, meu papel é fomentar o social networking. Faço isso através dos textos que escrevo e público no Blog do EB. A ideia não é ter razão, ganhar uma discussão, mas sim aprender e dividir o aprendizado com todos. Gostaria de salientar que participaram da discussão estudantes, estagiários, secretárias, gerentes, diretores, CEOs de multinacionais. Brasileiros e estrangeiros, residentes no Brasil e no exterior.

A seguir tento fazer uma análise geral, tomando como referência a maioria, excluindo as exceções.

Semântica:

As palavras que usamos podem variar de significados, de acordo com a própria língua, experiência de vida, etc. No caso a palavra-chave foi "Líder". O que é ser líder? Se não estou esquecendo de outros resultados, líder significa:

1)    Aquele que está na frente.
2)    Aquele que está a frente.

A diferença é sutil, mas note que o primeiro faz referência a uma posição. Aquele que deixa os outros pra trás.
A segunda, mais abrangente, é aquele que se refere ao líder que leva seus parceiros a uma determinada situação sem deixá-los pra trás. É mais ou menos como encontrar a diferença entre o corredor mais rápido dos 100m nas olimpíadas ou o treinador da equipe de atletismo. Quem é o líder? Aquele que corre na frente ou aquele que ajudou todos a se tornarem campeões?

No caso da discussão as opiniões ficaram divididas. Algumas pessoas julgaram impertinente a necessidade de aprender espanhol para se tornar líder. A maioria dava sinais de entender liderança como definida no primeiro tópico. Citaram fatos como sermos a maior nação dentre as latinas e que os outros deveriam aprender português. Deram como exemplo os EUA ou a China como lideres sem falar uma segunda língua. Outros acharam que o espanhol não é necessário porque, afinal, com o portunhol “dá pra se virar” e seria mais importante aprender mandarim, por exemplo.
Muitas outras pessoas acharam que aprender espanhol seria um sinal de liderança. Nota-se que essas pessoas tem uma percepção do termo mais próxima do segundo significado proposto.
O objetivo seria elevar o nível de comunicação com nossos vizinhos e passar a vê-los como parceiros e não competidores. Em outras palavras liderar todos como um grupo e tornar nosso pedaço do continente mais relevante, não simplesmente ter números mais impressionantes . Apontaram para o fato de os EUA já terem reconhecido que precisam se tornar um país bilíngue para lidar com problemas domésticos (absorver grande parcela da população latina) e para  se aproximar da grande maioria de seus vizinhos ao sul de suas fronteiras.

Liderança em que?

Um país, uma cidade, uma comunidade, um grupo de pessoas, uma empresa. Todos podem exercer liderança. Mas em que? Muitos entendem que um país é líder quando detém poder econômico. Varias deram como exemplo, de novo, China e EUA, e citaram liderança em exportações, números de produção, etc.
Muitos outros lembraram-se que liderança se pode exercer em outros setores, como religião e moral, armamentista, desportivo, cientifico, político, etc.
Alguns exemplos citados foram o fato de os EUA não serem um líder relevante em religião e moral (apesar de serem temas muito presentes no cotidiano domestico deles). Politicamente a Comunidade Europeia ganhou muita força e talvez seja um líder mundial, passados os anos da pobre diplomacia de Bush e o fortalecimento das estruturas políticas da unidade europeia.
Alguns participantes lembraram que a estrutura de poder e liderança sempre se baseou em poder bélico e financeiro. Outros lembraram da liderança que a religião exerceu na formação da nossa cultura moderna. Notaram que algo  parece estar mudando nisso baseando-se no fato de que EUA, por exemplo, não são mais os lideres políticos em quase lugar nenhum do mundo. Que seu poderio bélico hoje se demonstra ineficiente contra homens-bomba e ineficaz devido a saturação das suas forças armadas.

Conclusão:

Certamente o Brasil, independente da semântica, é líder em vários aspectos. Politicamente e democraticamente é o país mais avançado na América Latina e um dos mais importantes no mundo. Economicamente é minúsculo quando todos os números EUA e Europa são colocados na balança, mas maiúsculos se comparados com 20 anos atrás e principalmente se individualmente comparados com diversos países europeus  e porque não todos os outros.
Acho que o que podemos tirar de tudo isso é que devemos primeiro entender o que significa ser líder para depois discutirmos como fazer para nos tornarmos um. Certamente aquele que quer estar "na frente" ou "a frente" tem que dominar os cenários, conhecer seus companheiros e seus adversários. Tem que estar pronto pra evoluir. Isso se faz através de uma sociedade ativa e educada, capaz de entender e dialogar. A minha sugestão foi aprender espanhol porque, como primeiro passo, seria fácil, de baixo custo e poderia atingir bons resultados. Poderia ser inglês, mandarim, informática. Poderia ser simplesmente o que já se oferece só que em um nível melhor. O importante é que agora é hora de falar sério.

12 comentários:

  1. Ja recebi dezenas de comentarios, vou tentar colocar todos aqui.
    Alias, obrigado pela participacao de todos:

    ------------------------------

    Acho que seria uma coisa muito boa para Brasil, ajudaria muito a se relacionar com latinoamérica.
    Posted by Oscar Selfa i Perona

    Gustavo,
    Given the cultural and industrial significance of Brazil over the entire Latin American continent, learning Spanish could only enhance its position. I know some of my colleagues at Petrobras with good command of the Spanish language. Besides, Spanish is a beautiful, rich language.
    Muito Obrigado.
    Posted by Philippe G. Mitterrand

    Mesmo sem ainda ler o blog, já concordo totalmente, visto que o Brasil é um país de língua portuguesa cercada de "hispanohablantes" por todos os lados. Mas vou mais adiante: posso parecer um romântico e idealista, mas eu sempre vi o aprendizado de qualquer língua não-pátria como uma forma de aproximar os povos e culturas, como uma forma de talvez não eliminar, mas pelo menos diminuir a intolerância.

    Portanto, não somente o Brasil deveria aprender espanhol, mas o Argentino, o Chileno, o Boliviano, o Venezuelano, etc., deveriam aprender português; todos deveriam aprender inglês (queiram ou não admitir, é a língua global que faz você ser mais cidadão do mundo do que qualquer outra), ou francês, ou chinês, por que não???

    O Chile tem uma meta de ser bilíngue espanhol/inglês em duas gerações, preciso perguntar se isso vai gerar algum retorno?

    Já vi várias empresas operando fisicamente na Argentina para atender ... Brasil!!! Falando um português impecável, diga-se de passagem.

    Vide Europa, é difícil achar alguém que não fale uma segunda língua: os tchecos falam russo e alemão e muitos jovens falam inglês fluente, os holandeses falam um inglês impecável, etc. e o que aconteceu: é o continente mais visitado no mundo pela sua extraordinária infraestrutura de turismo e negócios.

    Resumindo e respondendo: é importantíssimo que o brasileiro aprenda espanhol, pois temos uma América Latina inteira pela frente para conhecer e fazer negócios, e a América Latina aprender português, pois eles também tem um país de dimensões continentais pela frente. É um ganha-ganha!!!

    Desculpe a empolgação. Abraços a todos.
    Posted by Adriano Rosa da Silva

    ResponderExcluir
  2. Aprender Espanol ou Portugues na America Latina, só se for por uma questão de cortesia e simpatia, pois com exceção de poucas palavras, pode-se entender perfeitamente um ao outro nas relações comerciais.

    Essa preocupação de ser lider ou estar na liderança da area é uma preocupação inutil. Deveriamos nos preocupar antes em fazer bem as coisas e servir de exemplo nas varias areas de relacionamento, o resto acontece naturalmente.

    Na verdade, liderar nada mais é que obter o reconhecimento de que o Pais está fazendo a coisa certa e serve de exemplo. Esta sim é a liderança saudável e não por ter maior economia, poder belico, poder de coação etc. Dentro destes ultimos critérios já somos lideres, mas afinal, o que de bom estamos transmitindo aos demais países da America Latina? Será que nos diferenciamos tanto deles, inclusive na política? Somos respeitados por isso?

    Fica aí a pergunta!
    Posted by Luiz Cosceli

    Acho que está na hora deles aprenderem Português.

    O Ministério da Educação e Cultura deveria abrir junto aos Consulados e Embaixadas escolas com a denominação Instituto Cultural Brasileiro.

    Da mesma forma, observem a atuação do IBEU (USA), Cultura Francesa, e Goethe Institut (Alemanha).

    Já vi navios alemães, exportados para o Brasil, com documentação em Inglês. O fornecedor poderia entregar todos os documentos em Português pelo mesmo valor, posto que os originais estavam em Alemão.

    Acho que está na hora de mudar o jogo, e valorizar nossa expressão sócio-cultural de 400 anos de amadurecimento.

    Saudações Tupiniquins
    Posted by Alexandre Alves Santiago

    Continuo com a mesma opinião da discussão anterior (igual a do Alexandre), mas não acho que sua idéia não seja válida.

    O Brasil quer ter maior participação na política internacional e isso significa estar mais próximo da cultura de outros países através de especialistas.

    Para agir em Honduras, por exemplo, é importante um especialista na história e cultura do país e a língua é ferramenta para isso.

    Isso há em vários países e conosco não pode ser diferente. Levar sua idéia adiante nesse sentido seria mais vantajoso para o país. Fica aí como uma sugestão.

    Boa sorte com a idéia, é uma jornada desafiadora, com certeza!

    Abs!
    Posted by André Buonanotte

    ResponderExcluir
  3. Hola gustavo, como hispanohablante radicado hace una decada en Brasil realmente siento que es una de las materias pendientes de verdad que se tiene. Se habla del castellano de Espanha cuando hay 11 paises al lado que lo hablan y son principales mercados ( en todos os sentidos, economicos, culturales, sociales, de identidad) que se ignoran totalmente. la falsa creencia que se entiende el Portunhol ( con la cantidad enormes de falsos cognatos que hay en los dos idiomas) lleva a un entendimiento extremadamente pobre y limitado. Tanto Latinoamerica Hispana debe aprender portugues como Brasil aprender y dominar el Castellano.. Un abrazo desde Sao Paulo.

    Adrian Beccar Riancho
    Posted by Adrián Béccar Riancho

    ResponderExcluir
  4. André,

    isto que você falou é tão sério, que quando eu estava estudando fora do Brasil, eu tinha um vizinho que estava fazendo mestrado EM Relações Internacionais (Political Sciences) com Tese em México.

    Eu pensei que ele era um professor de História, e resolvi perguntar onde ele trabalhava.

    Fiquei impressionado com a resposta.

    Ele trabalhava na Coca-Cola !!!! O objetivo era vender mais !

    Eles aprendem Português com sotaque Carioca - desde que isto seja interessante para ELES !

    Otherwise, you have to speak in English ! That's the point !

    Temos que agir um pouco assim também !! E viva a auto-estima !!!

    PS: Hoje eu estou de ótimo humor...

    Posted by Alexandre Alves Santiago

    estoy acuerdo, pero como mexicano-americano, me gusta de saber que podemos hablar mas de un idioma. Mucha gente en europa y norte america hablan mas que un idioma.
    Posted by MARK Vizcarra

    Diria que quando o Brasil for lider, os demais paises irao aprender o portugues para aumentar os negocios. É o que vejo em relação ao mandarim, japones, ingles, alemao e frances em decadas passadas. Acabamos aprendendo a lingua de quem está liderando os negocios e nao necessariamente de parceiros geograficos.
    Posted by Ciro Fuzihara

    eu recebo visitas de dezenas de executivos por ano e - pasmem - os gringos ultimamente vêm para cá sabendo português na ponta da língua.

    vmedina
    Posted by Valter MEDINA

    ResponderExcluir
  5. o líder se impõe!
    se o Brasil realmente se tornar líder os outros é que aprenderão português...

    a inglaterra aprendeu alguma língua para dominar o mundo?
    os eua?
    a china?

    ROMA?

    na verdade são os outros é que estão aprendendo a língua dos líderes...
    Posted by Celso Cavalcante PINHEIRO Filho, CIA, CFE

    O tema da língua parece-me estartégico para um mercado, e muito mais que um simples fedivare social, ou puro orgulho nacional...
    Existem vários exemplos sobre a importância da língua no desenvolvimento económico:
    - grande parte do desenvolvimento dos EUA no sécula XX deve-se seguramente ao efeito de Hollywood e à proliferação da loíngua inglesa no mundo; este facto ajudou também à preponderância da Grã-Bretanha fase à França, no pós segunda grande guerra.
    - a falha de projecção internacional da Alemanha no mercado mundial (mesmo sendo a mais forte economia europeia), deve-se indubitavelmente à falta de enraizamento da língua germânica nos outros países. Neste caso, a dificuldade de implantação de empresas estrangeiras no território alemão, face aos caso Francês ou Italiano, é claramente por razões de barreiras linguísticas.
    - um terceiro caso de projecção internacional da Espanha no seio da comunidade internacional, nas 2 últimas décadas do século XX... Não foi unicamente devido à abetura política deste País, mas sobretudo à aceitação do castelhano como língua oficial em algumas cidades dos EUA, o que promoveu em muito a aproximação ao mercado americano.
    Parabéns pela pertinênciae importância do tema abordado.

    Cumprimentos
    Ângelo Oliveira
    (Portugal)
    Posted by Ângelo Oliveira

    Os chineses estão estudando Inglês em massa... E enviando seus melhores cérebros p/estudar em Universidades do EUA e Reino Unido p/posterior retorno à China e utilização dos conhecimentos adquiridos...

    A milenar sabedoria chinesa, pressupõe a absorção do conhecimento dos líderes visando a obtenção da liderança no futuro!

    Apenas uma modesta opinião...

    Grande abraço a todos!

    Rogério
    Posted by Rogerio Tavares

    ResponderExcluir
  6. Português fala-se nos 5 continentes, língua oficial de países de 5 continentes, e na América do Sul, o agregador líder é o Brasil. Conheço menos bem que vocês, mas parece-me que entre Argentinos, Venezuelanos e Brasileiros a língua de comunicação será o Português.
    O Inglês já é a língua internacional, o esperanto, mas para criar afinidades servem línguas como o português, e afinal o castelhano, língua dominante de Espanha, é bastante similar.
    Posted by Joaquim Álvaro Cunha


    "O importante é que agora é hora de falar sério." Excelente!

    Achei que a discussão foi muito bem apresentada, na verdade deveríamos aprender espanhol, porque como somos o único país da América do Sul que não fala. É uma questão de diplomacia e civilidade. Parabéns.

    Mas, o governo tem algo preparado na mesma linha que é Projeto Olá, turista! Trata-se da experiência-piloto do programa Olá, turista!, uma parceria com a Fundação Roberto Marinho, que capacitará cerca de 80 mil pessoas até o Mundial. Cursos de inglês e espanhol serão ministrados à distância e prepararão brasileiros para trabalhar durante a Copa 2014.
    Posted by Iris Cambilargiu

    Nao e so espanhol que precisamos falar. Se podemos falar espanhol e inglez, seramos os liders das americas. Um poco chines e somos os liders do mundo. E bem importante aprender otras linguas quando queremos ser na liderança.
    Posted by Jens Laundrup, CISSP, HISP

    ResponderExcluir
  7. Sim, deveríamos estimular a capacidade de nos comunicarmos em espanhol não apenas devido às nossas fronteiras secas com países hispano-hablantes, mas também em relação aos países da América Central e a própria Espanha. Há todo um horizonte de possibilidades diretamente relacionado a essa capacidade.

    Estrategicamente, também dedicaria atenção especial à capacitação em mandarim e árabe para os níveis gerenciais.
    Posted by Robson Lelles

    Sem duvida penso que SIM. Dominar a lingua espanhola abre muitas portas náo so em Sul-America, tambem em centro-America, Caribe e Mexico. Isto é um mercado muito importante para Brasil que não deve ser ignorado porem o dominio da lingua e especialmente da cultura e um fator chave de sucesso. Eu estou a viver essa experiencia em sentido contrario neste momento (venho de um pais de lingua espanhola e trabalho no brasil). concordo que ter uma preparação em mandarim começa a ser um "must".
    Posted by Artur Tavares


    Não. O Brasil deve seguir o exemplo dos países do 1º mundo....devido a força de sua economia e política, impor sua lingua e cultura na região.
    Posted by Rubens Rodrigues

    ResponderExcluir
  8. Boa Noite
    Concordo con o Sr.
    Atte
    Alejandra Sonaglia

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente eu não participei desta discussão mas visitei o link acima. Considero que o Brasil é grande potencial para ser Líder Latino Americano mas digamos que nossa sociedade não se preparou ainda pra isso, mas contudo existem fortes iniciativas para tal.
    Eu já vi e ouvi executivos de alta categoria apenas brincando de portoñol em discussões sérias, atitude pra mim pouco profissional e amadora.
    O Brasil pode e deve se tornar um Líder para isso devemos nós executivos conscientes incentivar o progresso.

    Posted by Andrea Duclerc

    Olá!

    De acuerdo con todo lo escrito. Falemos portunhol.

    Abrazos,

    Edgar
    Posted by Edgar Cateriano

    Boa tarde a todos.
    Tenho já mais de 10 anos convivendo y morando fora do Brasil em paises da america Latina. Me da vergonha ouvir empresarios, supostamente serios falando "portunhol". Isto é uma mostra da arrogancia brasileira de pensar que é o maior e que os outros sao que devem aprender portugues. Ë uma pena por que o Brasil é muito querido por todos os outros povos americanos. A grande barreira foi e continua sendo a lingua. Se comecamos a parender a falar espanhol direito, nao o portunhol, teremos muito mais cercania com os paises. Para um brasileiro é facil entender espanhol mais a reciproca nao é verdadeira. Deveria haver uma politica de estado incentivando a aprendizagem de español.
    Posted by Luiz Vieira

    Acredito sim que o Brasil deve implantar o uso do espanhol como primeira língua (depois do português) em todas nossas empresas de ação global. Nossa área de ação é America Latina (e não Norte América) pelo que, mesmo sendo o inglês a língua universal, para se tornar líder latino-americano, devemos sim "hablar español". Não adianta tentar nos convencer que a nossa população é maior do que a soma de todos os países de America Latina. Se esse for o caso, para que então estudarmos inglês?
    O Brasil (e todas nossas empresas que pensam em economia globalizada), têm a responsabilidade de falar espanhol e, acrescento mais, de melhor qualidade do que o inglês. Só assim seremos levados a sério no âmbito latino-americano.
    Miguel
    Posted by Miguel Torres

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Reitero a opinião dos que defendem a poliglotismo. Na Europa hoje em dia é comum encontrar pessoas que falam pelo menos TRÊS línguas. Mas estou com o Beccar, pois mais do que falar a língua, é preciso entender a cultura. Falar corretamente com vizinhos ou com quem fazemos negócios é primordial no mundo globalizado e, ainda mais se você quer ser lider nesse mundo. Portunhol NUNCA mais (fazer erros ao falar uma língua estrangeira é aceitável, fingir que se fala é falta de respeito)!
    Um abraço,
    Victor Neubern

    ResponderExcluir
  12. Oi Gustavo!
    excelente a discussao do tema no seu blog. Adorei! Aqui vai minha singela contribuiçao vinda do BIG, que voce tao simpaticamente me ajuda a promover!

    Acredito mesmo que saber outras idiomas ajuda em tudo. Amplia a cultura, e facilita a integração. Acho também que seria excelente se as Américas soubessem se comunicar nas línguas dominantes que falam, ingles, espanhol, francês e português. Considero muito promissor até se algumas delas fizessem parte permanente do currículum escolar, pois certamente contribuiria muito para uma maior integralização do continente.

    Mas não acho que o Brasil seria “mais lider” se aprendesse espanhol. Na verdade, acho que os brasileiros deveria aprender antes o inglês, pois ele tornou-se o idioma dominante em escala global em todas as áreas. Acredito também que o brasileiro está sempre “one step behind” da cultura e desenvolvimento internacional porque não entende ou se comunica em inglês. Esse é hoje o idioma que deveria fazer parte da educação do brasileiro, seguido do espanhol. Assim, ficaria todo conectado e integrado: com o mundo e com seus vizinhos mais próximos!

    Quanto à liderança, pela sua privilegiada extensão territorial, imensa população e recursos naturais o Brasil está fadado a ser o líder econômico da América Latina, mesmo falando só o português. Vai demorar mais do que o habitual porque nós sabemos que o governo brasileiro não investe muito em educação, como seria necessário. Mas não conseguirá liderar a América Latina para o topo de seu desenvolvimento se não educar sua população, e fortalecer seu capital intelectual. Se tornará tão-somente num produtor de commodities e gigante industrial de insumos. Não terá patentes revolucionárias, não produzirá Prêmios Nobel, não liderará o advento de nenhuma teconologia... Num país de tamanha envergadura, a expressão na área tecnológica e científica ainda é muito acanhada para ser reconhecido como um líder.

    Portanto, quando o Brasil estiver alcançado este nível intelectual e sua efetiva liderança, acho que será a vez dos latinos de língua espanhola cogitarem em aprender o português. kkkkkkkk Vão precisar mais de um Brasil forte do que o contrário...

    Abracos,

    Tess Carneiro
    NYC - Rio


    Posted 1 day ago | Delete comment

    ResponderExcluir

Suas palavras são bem vindas! Comentários que usem linguajar não adequado serão apagagos e o usuário será bloqueado.