Reportagens sobre Desenvolvimento de Carreira

Notícias para Empreendedores

Notícias sobre Mídia e Marketing

7 de dez. de 2009

O Líder Contemporâneo Parte I : A IDENTIFICAÇÃO




Escrito por Luceli Mota.

Os tempos mudaram e percebemos isso todos os dias ao nos depararmos com:

 - A velocidade da informação;
 - A capacidade de obsolescência das tecnologias e equipamentos;
 - Ao surpreendermo-nos com a capacidade que as novas gerações têm de aprender, muito rápido e naturalmente, a como lidar com todas estas mudanças e modernidades... 

E aí vem uma pergunta a você que já rodou um tanto nesta estrada e se encontra em posição de liderança ou a caminho dela:

Você tem os hábitos necessários, se não indispensáveis, para um líder contemporâneo?

Bem, em primeiro lugar vamos nos alinhar em relação ao significado da palavra HÁBITO e nada melhor que a hábil definição de Stephen Covey PhD, em seu livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, onde diz: O Hábito é a interseção entre o conhecimento, a habilidade e o desejo, sendo que:

 - O Conhecimento é o paradigma teórico;
 - A Habilidade é o como fazer e
 - O Desejo é a motivação – o querer fazer.

Assim sendo, partimos do princípio de que seus hábitos devem estar embasados em:

 - Uma teoria sólida e atualizada;
 - Que você esteja ciente das competências necessárias para “realizar” e que
 - Conheça a si próprio suficientemente bem para saber como encontrar e manter a motivação necessária.
 
Parece complicado? Mas não é!
Basta ter visão e desejo em aprimorar-se e ser bom naquilo que faz - arregaçar as mangas e praticar.
Assim como fazemos na academia para ganhar músculos ou na quadra de tênis para melhorar o desempenho é necessário querer e treinar/praticar.

Busque conhecer-se, vá atrás de treinamentos, livros e profissionais que possam ajudá-lo a conhecer a si próprio e a compreender seu “modus operandis”.
Conhecer-se bem trás autonomia sobre suas capacidades e emoções e é o primeiro passo para você compreender e reconhecer também os que estão a sua volta, seja no trabalho, em casa e nas ruas!

Faça isso e estará pronto para continuarmos esta conversa no próximo post O Líder Contemporâneo Parte II.

Relate aqui suas experiências e nos encontraremos aqui nos próximos dias.

Até breve!




Luceli Mota é Coach de Vida e Carreira, especializada em Comportamento, Liderança, Criatividade e Planejamento de Vida e Carreira. Formada em Letras e Tradução pela PUC Campinas e Pós Graduada em Medicina Comportamental pela Escola Paulista de Medicina

6 comentários:

  1. Comentário recebido no Linked In:

    Primeiramente tem ficado diíficil qual o perfil que temos de ter para mantermos nossa empregabilidade. Temos de fazer, desenvolver, motivar, influenciar, pensar, criar, imaginar, sonhar, vender, delegar, otimizar, reduzir, propiciar, ter e ser tudo. Mesmo assim, acredito que estou dia sim dia não adquirindo e melhorando os hábitos que vêm sendo requeridos pelo nosso ("indeciso") mercado.

    Posted by Maria Sonza Arna

    ResponderExcluir
  2. Mais recebidos por email:

    "Ouvimos repetidas vezes no passado: 'Um líder não é feito. Ele nasce líder'. Eu li outro dia: Acredito que a liderança em parte possa ser aprendida. Espero que vocês não deixem que alguém os convença de que não pode ser assim. O homem que pensa que a liderança não pode ser aprendida irá provavelmente permanecer numa posição subordinada. O homem que acredita que pode, irá ao trabalho e aprenderá. Ele pode não vir a ser o presidente da companhia, mas pode ascender de onde está".

    Isto é de autoria da Mary Parker Follet e registrado em 1924. Graças a Deus tenho um exemplar do Livro - Mary Parker Follet profeta do gerenciamento.

    Muitos livros são lançados no mercado mas de todos que lí até o momento chovem no molhado, depois que tive oportunidade de conhecer a Follet. Em suas últimas palestras ela já dizia, se não tudo, quase tudo que era preciso para uma liderança efetiva. Ainda estou para ler algum livro ou assistir alguma palestra de liderança que realmente me surpreenda com o conteúdo. Fica aqui a dica. Tentem achar este livro. Esta fora de catálogo mas vale a pena o sacrifício em tentar achar.

    Grande abraço.
    Posted by Eduardo Slepetys

    ResponderExcluir
  3. Mais por email:

    Concordo plenamente com os comentários do Eduardo e da Maria. Quero acrescentar que seria importante que cada um de nós acreditasse um pouco mais na intuição, na nossa parte sensitiva para tomarmos algumas decisões. O sucesso não se conquista sendo apenas presidente de uma grande compania, e sim quando nos sentimos felizes e realizados com nossos objetivos e conquistas. Se efetivamente você quiser ser um presidente, que seja como realização de algo que você sonhou e conquistou com prazer, pois a caminhada diária de aprendizado poderá ser muito árdua.
    Posted by Roberta Morra

    Amigos, acho que vivemos em busca de rótulos, para ter um definição pré-formatada sobre cada coisa. Um Líder seja ele nascido com o dom ou desenvolvido através de um bom trabalho de preparação e no desenvolvimento em boas empresas, será o lider do ontem, hoje e amanhã.
    O que existe hoje é ter a informação na ponta dos dedos, a globalização torna tudo mais dinâmico, vivemos uma loucura diária que nunca termina.
    Ser um Líder, nunca será uma tarefa fácil, mas sempre desafiadora.
    Posted by Luiz Carlos Guimarães Jr.

    Já foi o tempo que o ensino era melhor cuidado pelos nossos governantes, eu tinha aulas de inglês e francês no colégio (escola pública), hoje com certeza deveriamos ter no curriculo, aulas de inglês e espanhol, pois ou você se comunica bem com o mundo ou fica isolado.
    Posted by Luiz Carlos Guimarães Jr.

    Gosto mais da proposta do Stephen M.R. Covey, filho do Stephen Covey, sobre o papel da "Confiança". Ele tem um livro inteiro sobre o assunto, chama-se: The Speed of Trust.

    Dois capítulos dele aqui em PDF: http://www.coveylink.com/documents/SOTBookManuscript-Ch1-2.pdf

    A confiança que desenvolvemos junto a fornecedores, clientes e funcionários é o elemento mais importante da liderança de hoje em dia.

    Quando você lidera um processo de venda e o cliente CONFIA EM VOCÊ, na empresa que você representa, tudo acontece muito rapidamente, e quando você menos espera já é possível fechar negócio. Quando não há confiança o processo não anda, prioridades são alteradas, datas postergadas, telefonemas não são respondidos (muito menos emails).

    Aqui no Brasil temos o futebol como um grande exemplo. Quando os jogadores deixam de confiar no treinador ou no clube, nada mais funciona. Quando os pagamentos não saem, ou as regalias não são honradas, a liderança sobre os jogadores fica comprometida, dando espaço para todos os tipos de desvios de comportamento que conhecemos (baladas, atrasos, brigas etc), e o resultado final é a perda de desempenho no campeonato.

    Você seguiria alguém que não confia? Claro que não. Só por força da hierarquia formal da empresa e olhe lá...

    A pergunta final é: quem confia em você?
    Posted by Rodolpho Arruda

    ResponderExcluir
  4. Mais:

    Líder, o que é ser líder? No setor Empresarial será que devemos utilizar este termo?

    O líder em minha opinião é nato!

    O Líder por natureza conduz, orienta as direções, ilumina as mentes. O líder prepara corações para receber aquilo que entende como ser o melhor, tudo isso naturalmente, por convicção e por ideal.

    O líder simplesmente tem uma conduta que vai de encontro às nossas carências ou às carências de um grupo.

    Napoleão, (um líder?), tinha objetivos claros e buscava resultados, benefícios para ele mesmo, mas que alguma forma foi de encontro às carências daqueles que o seguiram. (argh).
    Hitler, (um líder?), tinha também seus objetivos, (argh!).
    Airton Senna tinha seus objetivos. Barack Obama tem seus objetivos. Lula tem seus objetivos, ou seja, aqueles que chamamos de lideres sempre têm objetivos que normalmente satisfazem de alguma forma interesses específicos, bons ou maus.

    Madre Tereza de Calcutá certa vez em meio a um de seus trabalhos habituais, apoiando, cuidando de um doente terminal num povoado, foi abordada por alguém que lhe questionou: Porque a senhora não constrói um Hospital e fica lá cuidando dos necessitados? Eu posso ajudá-la.
    A madre recusou a ajuda e sabe qual seu argumento: Justamente por ter muita gente que pode fazer isso é que eu prefiro dar conforto aos pacientes terminais, eles realmente precisam e são poucos os que fazem isso neste momento.
    Será que Madre Tereza era líder?

    O verdadeiro Líder atua sem interesse materiais, sua atitude não visa o lucro.

    Nas empresas, mesmo que não pareça, há interesses e objetivos específicos nesses comportamentos. Em algumas podemos até questionar: Será que a atitude é de liderança ou de manipulação? Já que na maioria das vezes os maiores beneficiados não são os seguidores.

    Enfim, acho que no contexto empresarial poderíamos parar de procurar Lideres e procurar profissionais que possam ser capacitados para “coordenar” equipes em busca de resultados.

    Em minha opinião Lideres não procuramos, seguimos com o coração, com a alma! Não no trabalho, mas na Vida!

    Saudações!!
    Posted by Luiz Carlos Santos

    Sinceramente, acho que tenho características do líder contemporâneo. Parece até arrogância, mas acho que tenho tais características.

    Ainda que entenda e respeite as opiniões... Considerar que o líder é nato é repassar a responsabilidade de não ser um líder para o "destino". Liderança se aprende. Acredito que quase tudo (ou tudo!) se aprende. Liderança também!!!

    Nós somos frutos de nossas escolhas. Se escolhemos aprender, se queremos, se temos humildade de reconhecer erros, se exercitamos o que nos ensinam, podemos mudar. Não somos profissionais "Gabriela", nascemos, crescemos, vivemos e seremos sempre assim??? Não, nos colocar passivos, guiados pelo "destino" é uma opção, mas este jamais será um líder... Líder muda, aprende, recicla... se forma.
    Posted by Paulo Amorim

    Ótimo material!
    Posted by Microsoft PME (Oficial)

    Muito bom! Obrigado pela dica!
    Posted by Everson Vargas da Luz

    Na minha opinião o que está faltando aos gestores atuais é uma vivência maior para lidar e gerir pessoas, para haver um equilíbrio onde ocorra um bom retorno às expectativas das empresas com a adequada qualidade de vida almejada por todos (Se é que podemos conseguir com este trânsito de SP). O que tenho presenciado são jovens estressados, e isto não é bom. Cabe aos gestores de RH uma reflexão forte sobre os impactos das tecnologias modernas sobre as pessoas dentro do ambiente de trabalho. O "cara" está sentado na sua frente e lhe envia um e-mail, no final do dia ficamos envolto em um turbilhão de informações, sem que possamos aproveitar 10%, que muito bem poderiam ter sido resolvidos pessoalmente ou através de uma reunião com os diversos times. Liderar por tecnologia, ainda não conheço esta metodologia.
    Posted by Luiz Antonio Funabashi

    ResponderExcluir
  5. Agradecemos por todos os comentários postados até o momento. Esta discussão e a liberdade em dizer como se sente e o que pensa com relação ao tema é sempre muito enriquecedor.
    Considero este o objetivo principal destas matérias, levantar a reflexão sobre os temas e a possibilidade de conhecermos outros pontos de vista. Parabéns a todos pela participação e obrigada, mais uma vez! Grande Abraço - Luceli

    ResponderExcluir

Suas palavras são bem vindas! Comentários que usem linguajar não adequado serão apagagos e o usuário será bloqueado.