Reportagens sobre Desenvolvimento de Carreira

Notícias para Empreendedores

Notícias sobre Mídia e Marketing

23 de jun. de 2010

Perfil Falso no Linked In

Por Gustavo Vannucchi

Gostaria de advertir a todos sobre o problema de SPAM dentro do Linked In.
Quando você aceita alguém na sua rede, essa pessoa passa a ter seu endereço de e-mail.

Se você aceita um perfil falso na sua rede do Linked In significa que você está oferecendo seu e-mail para um possível SPAMMER.


OK, é difícil identificar. Hoje mesmo recebi dois convites de pessoas que diziam ser ex-colegas das faculdades onde estudei. Mas notei algo estranho:

1) A foto era muito boa, pareciam modelos.
2) Nenhuma recomendação.
3) Muitos contatos novos adicionados em poucos dias.
4) Empresas para as quais trabalham parecem estranhas.
5) Nenhuma informação em português (para uma brasileira...)
6) Um perfil com praticamente nenhum histórico.

Além disso, verifique o endereço de e-mail. Copie e cole a parte depois do "@" no seu browser acrescentando "www" ou então "http://". Por exemplo:

Se o email for nomedoperfil@xekmail.info, separe a parte "xekmail.info" e coloque no seu Browser www.xekmail.info. Verifique se o que abre se trata de uma empresa qualquer ou de um servidor de e-mails. Normalmente Spammers são clientes de servidores de e-mails não conhecidos.

Hoje esbarrei em dois perfis assim. Aceitei o convite para tomar essas informações e passar para vocês. Então sugiro algumas coisas:

1) Não aceite convites de quem você não tem ideia de quem possa ser. Ou melhor, pode aceitar convites de desconhecidos, até porque esta é uma das premissas do Networking, mas verifique os itens que coloquei acima.
2) Sempre que aceitar um convite mande uma mensagem de boas vindas. Caso seja um perfil que deixe dúvidas, faça perguntas sobre onde está localizado ou quem recomendou seu perfil. Spammers não responderão. Se uma resposta não vier em uma semana, é provável que seja um spammer.
3) Sempre que convidar alguém para sua rede social, deixe claro qual é sua ligação com aquela pessoa. Se vocês fazem parte de um mesmo grupo, selecione aquilo.
4) Se você aceitou um perfil falso na sua rede, você poderá removê-lo clicando em "Contacts" e selecionando o filtro "Recent". Selecione o perfil que você identificou como falso e tome nota no Sobrenome e do Nome. Depois clique em "Remove Contacts" e procure na lista de contatos aquele sobrenome. Clique em "Remove".

Se eu identificar um perfil falso, publicarei no meu Twitter - www.twitter.com/executivos.

Se você identificar um perfil Spammer, não publique aqui se não tiver certeza e saiba que você terá responsabilidade sobre aquilo que publicar.

Espero ter ajudado.

Abraço;

Gustavo Vannucchi

2 comentários:

Suas palavras são bem vindas! Comentários que usem linguajar não adequado serão apagagos e o usuário será bloqueado.